Manaus, 19 de Abril de 2024

Amazonenses conquistam seis medalhas nos JUBs 2019, em Bras?lia

O foco agora ? para os Jogos Universit?rios Brasileiros (JUBs) - Confer?ncia Norte, programados para Manaus, entre os dias 5 a 10 de agosto deste ano.

Esporte | 28/04/2019 - 08:05
Foto: Assessoria de Imprensa

  O  foco agora é para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Conferência Norte, programados para Manaus, entre os dias 5 a 10 de agosto deste ano.

 

 
Atletas amazonenses do Centro de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), da Vila Olímpica de Manaus, conquistaram seis medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2019), modalidades - Lutas, Raquetes, Futebol 7, Basquete 3x3 e Xadrez, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). O evento, que foi realizado em Brasília, entre os dias 23 e 27 de abril, contou com a participação de mais de 900 atletas disputando 16 modalidades, entre convencionais e paradesportivas.
 
 
Os acadêmicos de Educação Física, David Moreira, da Universidade Uninassau, e Andria Pimentel, da Universidade Estácio de Sá, conquistaram ouro nas categorias de 65 kg e 57 kg, respectivamente, pelo segundo ano consecutivo. Elivaldo Feitosa, da Universidade da Uninassau, estreou na competição com bronze na categoria 70kg.
 
“Perdi o primeiro lugar por muito pouco, mas estou feliz com o resultado. Agora é foco total na próxima competição”, destacou o atleta que cursa o primeiro período de Educação Física.
 
 
O presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva (Falle), professor Waldeci Silva, comemora os resultados obtidos pela luta olímpica do Amazonas e agradece todo o apoio que os atletas possuem.
 
“É uma satisfação muito grande em vê-los subindo no pódio, só tenho a agradecer o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Ctara, e das universidades, que concederam bolsa integral de estudos para eles”, comentou.
 
 
Na modalidade de judô sênior, a universitária da Fametro, Carolynne Barbosa, conquistou medalha de bronze na categoria meio-leve -52 kg. E o João Moura, da Universidade Uninorte, foi campeão absoluto de judô universitário. Na modalidade de Jiu-jitsu, o atleta Lucas Oliveira, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), conquistou prata na categoria masculino - azul 100,5 kg.
 
 
Lilian Valente, presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto, avaliou positivamente a participação do estado na competição.
 
“Talento nós temos, os resultados que estamos obtendo ao longo dos anos demonstram isso. É muito satisfatório ver o desporto amazonense crescendo no ranking universitário”, comentou.
 
 
Conferência Norte
 
Segundo Lilian, o foco agora é para a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) - Conferência Norte, que será realizado em Manaus, entre os dias 5 a 10 de agosto deste ano. Os participantes disputarão as modalidades futsal, basquete, vôlei e handebol, nos naipes masculino e feminino. A Conferência Norte abrange Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
 
 
O secretário da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Caio André, destacou a importância da prática desportiva universitária.
 
“Esporte e estudo devem andar lado a lado, óbvio que é difícil, mas é preciso preparar nossos jovens para o futuro após sua carreira como atleta”, enfatiza o secretário, que se tornou advogado após o período em que defendeu a seleção amazonense de futsal. "Experiências que enriquecem a vida profissional", completou.  
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados