Manaus, 25 de Abril de 2024

Base de Arthur critica Manaus Ambiental, mas descarta CPI da ?gua para investigar empresa

Vereadores preferem criticar a aprovar instala??o de CPI para investigar irregularidades da Manaus Ambiental, respons?vel pelo fornecimento de ?gua na capital do Amazonas

Política | 12/12/2017 - 13:50
Foto: Assessoria de Imprensa

Bessa diz que CPI n?o leva a lugar nenhum

 Por Warnoldo Maia de Freitas

 
A base de sustentação de Arthur Neto (PSDB) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) voltou a fazer lambança sobre a falta de água da cidade, na terça-feira, 12, por considerar mais fácil criticar a Manaus Ambiental do que assinar o pedido de instalação de uma CPI, para apurar os desmandos da empresa,  ou cobrar providencias do chefe do Executivo municipal, que é o poder concedente para a exploração do serviço.
 
As críticas contra o "péssimo serviço de fornecimento de água para alguns bairros de Manaus" começaram com a vereadora Professora Jaqueline (PHS), que cobrou a prestação de um serviço "mais efetivo e eficaz", Professor Fransuá (PV), Bessa (PHS) e Marcel Alexandre (PMDb), que classificou a Manaus Ambiental de "Manaus crime ambiental", porque debocha de todo mundo e não atende as reais necessidades dos moradores de muitos bairros.
 
  
Jaqueline                                                Fransuá                                                Marcel Alexandre 
 
O vereador Sassá da Construção (PT), em um aparte, ponderou sobre a posição de muitos parlamentares, que criticam, manifestam-se contra os desmandos da empresa, mas "não têm coragem de assinar o pedido de instalação de uma CPI proposta por ele para apurar todas as irregularidades da empresa".
 
 
Sassá da Construção
 
As observações de Sassá foram rebatidas por Bessa, para quem a instalação de uma CPI não é o melhor caminho para cobrar da Manaus Ambiental o cumprimento do contrato e das metas acordadas, mas sim a Justiça.
 
“Eu sou da base, mas não compactuo com o errado. Acredito que CPI não vai a lugar nenhum e o que o povo quer é água nas torneiras”, argumentou.
 
Bessa
 
Além de avisar que vai recorrer ao Judiciário, para levar a Manaus Ambiental a cumprir as metas firmadas, Bessa destacou a criação da AAGMAM, para atuar no município, e disse que a partir de agora a situação tende a melhorar, porque, anteriormente, “a ARSAM só recomendava multas”.
 
Insatisfeito com as ponderações dos seus colegas de parlamento, Sassá disse que “a Manaus Ambiental pinta e borda na cidade” e apontou a necessidade da adoção de medidas mais severas, porque “já passou da hora de acabar com os desmandos da empresa”.
 
"Nós tentamos instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os desmandos dessa empresa, mas só conseguimos 11 assinaturas das 14 necessárias", disse o parlamentar.
 
Segundo ele, o pedido contou com o apoio dos vereadores Carlos Porta (PSB), Chico Preto (PMN), coronel Gilvandro Mota (PTC), Ewerton Wanderley (PPL), Jaildo dos Rodoviários (PCdoB), Joana Darc (PR), Marcelo Serafim (PSD), Plínio Valério (PSDB), professor Fransuá (PV), Gedeão Amorim (PMDB) e Sassá da Construção (PT).
 
Cobrança normal
 
Joelson 
 
Para o líder do prefeito na Câmara, Joelson Silva (PSC), a cobrança dos vereadores sobre a qualidade dos serviços de fornecimento de água da Manaus Ambiental é normal, porque eles representam vários bairros e precisam fazer o seu trabalho e cobrar a solução dos problemas identificados nas suas bases.
 
"Essas cobranças são normais. O prefeito Arthur Neto não está desatento a esse problema. Tanto é que criou recentemente a AAGEMAM, uma agência reguladora, para fiscalizar a prestação dos serviços na área do município", completou, manifestando-se otimista com relação a uma melhoria efetiva no controle das prestações dos serviços na esfera municipal.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados