Manaus, 18 de Abril de 2024

Castro refor?a posi??o pelo fim do foro privilegiado

Deputado lembra que mais de 200 parlamentares no Congresso Nacional, sob suspeita de corrup??o, n?o s?o investigados

Política | 19/04/2018 - 01:35
Foto: Assessoria de Imprensa - ALEAM

Luiz Castro


Deputao lembra que mais de 200 parlamentares no Congresso Nacional, sob suspeita de corrupção, não são investigados
 
Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (18), o deputado estadual Luiz Castro reafirmou o compromisso do seu partido, Rede Sustentabilidade, com mudanças estruturais no sistema político brasileiro, citando como exemplo, o fim do “foro privilegiado” para parlamentares e autoridades da esfera do governo.
 
De acordo com o Luiz Castro, existem mais de 200 parlamentares no Congresso Nacional, sob suspeita de corrupção, e que não são investigados, porque estão protegidos pelo foro privilegiado.
 
“A Lava Jato está fazendo a sua parte na investigação dos crimes de corrupção, mas as denúncias contra políticos que detém mandato, estão na alçada do Superior Tribunal Federal, por conta do foro privilegiado”, esclareceu o deputado.
 
Luiz Castro apontou como exemplo, o caso do senador Aécio Neves (PSDB), que apesar de fartas provas levantadas pela Polícia Federal, só agora virou réu, por corrupção e obstrução de Justiça, depois que o STF acolheu denúncia da Procuradoria Geral de Justiça (PGR).
 
Em quatro anos de atuação, a Operação Lava Jato julgou 107 envolvidos em corrupção. Mas nas instâncias superiores da Justiça, como no STF, impera a lentidão no julgamento dos investigados com foro privilegiado – deputados, senadores e ministros.
 
Na avaliação de Luiz Castro, a Lava Jato representa um avanço significativo no combate á corrupção e à impunidade no Brasil. “No entanto, esse avanço está sendo obstruído pelo foro privilegiado”, frisou.
 
Para que haja equidade na ação da Justiça, o deputado reforçou a posição da Rede, pelo fim do foro privilegiado, bem como defendeu a manutenção do cumprimento de pena após condenação em segunda instância.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados