Quinta-feira | 24/05/2018
▸ Acompanhe nas redes

NOTÍCIAS / politica
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

09.05.2018 - 15:40  |  NÚMEROS ERRADOS

Censo desatualizado do IBGE gera prejuízos financeiros a Japurá, denuncia David Almeida

Assessoria de Imprensa - ALEAM

David Almeida

 O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado David Almeida (PSB), denunciou nesta quarta-feira (09) que o município de Japurá (a 742 quilômetros de Manaus) sofre de um problema inusitado. Um dos menores municípios do Estado, segundo David, Japurá vive com a contagem populacional defasada, com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feito há dez anos, o que gera prejuízos financeiros.

 
De acordo com David, Japurá tem hoje 4.578 eleitores cadastrados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), mas a população do município, segundo a contagem do censo, é de apenas 4.200 habitantes. Por conta dessa contagem, Japurá recebe dos repasses constitucionais, o menor percentual entre os municípios amazonenses, que é de apenas 0,06% do Fundo de Participações dos Municípios (FPM).
 
“Segundo o TRE-AM, no município existem mais eleitores do que moradores, de acordo com o IBGE. Então, há demandas que precisam ser resolvidas e nós estamos buscando resolver esse problema de Japurá. O município precisa ser recompensado e remunerado pelos anos que passou sem receber o que lhe é devido”, relatou David.
 
David afirmou que Japurá tem direito à uma indenização milionária devido a tanto tempo de repasses que estão sendo feitos a menor para aquele pequeno município. “Isso causa impacto na vida social. As despesas da prefeitura são grandes. Ela arrecada pouco e tem que gastar muito. Portanto, vamos solicitar um censo independente para que nós possamos fundamentar essa representação e devolver ao município o valor devido com relação aos seus repasses constitucionais”, afirmou o deputado.
 
 

MAIS NOTÍCIAS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CURTA-NOS