Manaus, 19 de Abril de 2024

Confira a programa??o do Cine Casar?o

Estreia nacional marca a abertura da programa??o da semana

Cultura | 09/05/2018 - 17:30
Foto: Reprodu??o

Cena do filme Todos os Paulos do Mundo

Estreia nacional marca a abertura da programação da semana
 
O documentário “Todos os Paulos do Mundo” está estreando em várias partes do Brasil e abre, em Manaus, nesta quinta-feira, 10, às 16 horas, a programação da sala de cinema do Cine Casarão.  Lá também vai ser possível assistir neste fim de semana o documentário “Pés de anta” e os longas “Praça Paris e “A Cidade do Futuro”.
 
Uma produção de Vania Catani, da Bananeira Filmes, Todos os Paulos do Mundo fica em cartaz na sexta-feira, 11, às 20h30; sábado, 12, às 16 horas, e domingo, 13, às 17 horas, com ingressos a R$ 10, a inteira, e R$ 5 a meia,
 
Filmes
 
“Todos os Paulos do Mundo” mostra a trajetória do ator Paulo José em forma de poesia. O documentário é dirigido por Gustavo Ribeiro e Rodrigo de Oliveira, e mostra a carreira de um dos maiores atores dos palcos e das telas, do Brasil.
 
O longa-metragem mistura imagens de arquivo da extensa carreira de Paulo com momentos atuais, navegando por estilos diversos de documentário, numa livre relação poética entre Paulo José, seu legado material e seu autorretrato verbal, mediado pelos realizadores.
 
“Pés de Anta”, produzido pela agência Amazônia Real, ganhou no início do ano os prêmios Melhor Roteiro e Melhor Direção na Categoria Amazonas no Festival de Cinema Olhar do Norte 2018.
 
O filme será exibido de quinta-feira a sábado na sessão das 18h, ele tem nove minutos de duração. O longa retrata a situação do ano de 2014, quando os indígenas Munduruku decidiram autodemarcar a Terra Indígena Sawré Muybu, que fica na bacia do Rio Tapajós, na Amazônia paraense.
 
O território, que não é homologado pelo governo brasileiro, é ameaçado por projeto de hidrelétricas, invasão de madeireiros e fazendeiros. Para apoiar os guerreiros na autodemarcação, as mulheres Munduruku preparavam os alimentos, mas elas queriam ter uma maior participação no trabalho.  A comunicóloga Rachel Gepp ensinou as mulheres as técnicas de vídeos, produção de imagens e roteiro.
 
 “Praça Paris”, da diretora carioca Lúcia Murat, está em cartaz nos cinemas. O longa trata, entre outros temas, dos abusos praticados pela Polícia Militar contra a população negra e pobre no Brasil. Em tom de suspense, o filme mostra a escalada da paranoia de uma psicóloga branca em relação a sua paciente, que é negra. A ideia surgiu a partir de um episódio acontecido em uma universidade brasileira, mas Murat decidiu distanciar ainda mais as duas personagens: a profissional de saúde, vivida por Joana de Verona, é uma imigrante portuguesa.
 
Parte fundamental dessa representação do racismo é atuação de Grace Passô, que, na pele da ascensorista Glória, levou para casa o prêmio de Melhor Atriz do Festival do Rio. O filme está em cartaz na sessão das 18h30 de quinta-feira, 10, e sábado, 12, e 16h na sexta-feira, 11.
 
“A Cidade do Futuro” tem produção de Cláudio Marques e Marília Hughes. O filme não se trata do clã convencional – pai, mãe e filho –, mas de uma nova configuração familiar, só tornada possível graças à resistência dos protagonistas.
 
Milla Suzart, Gilmar Araújo e Igor Santos são três jovens baianos de Serra do Ramalho, na região de Bom Jesus da Lapa. O município de Serra do Ramalho foi criado em 1989, mas há famílias naquela área desde 1973. Há 45 anos, terras do Médio São Francisco foram desapropriadas pelo governo militar para a construção da Usina de Sobradinho. Milhares de ribeirinhos se viram assentados em outras localidades, com a promessa de que viveriam perto do São Francisco.
 
Programação do Cine Casarão
Local: Casarão de Idéias (rua Barroso, 279, Centro)
 
TODOS OS PAULOS DO MUNDO
– QUINTA – 16H0H0 | SEXTA – 20H30 | SABADO – 16H00 | DOMINGO – 17H00
BRASIL, L 14 ANOS L 1H 20MIN
 
PÉS DE ANTA
– QUINTA, SEXTA E SÁBADO – ÁS 18H
BRASIL L CURTA-METRAGEM                     
 
PRAÇA PARIS
– QUINTA - 18H30 | SEXTA - 16H00 | SÁBADO - 18H:30
BRASIL, PORTUGAL, ARGENTINA L DRAMA L 14 ANOS L 1H 52MIN
 
A CIDADE DO FUTURO
- QUINTA - 20H30 | SEXTA - 18H30 | SÁBADO – 20H30 |DOMINGO – 19H00

BRASIL L DRAMA | 14 ANOS L 1H15MIN. 

ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados