Manaus, 19 de Abril de 2024

Delphina Aziz vai ser transformado em hospital universit?rio da UEA

Governo vai usar capacidade ociosa do Delphina para oferecer atendimento em 17 especialidades

Política | 18/02/2019 - 15:30
Foto: Foto - Diego Peres / Socom

Wilson Lima fala sobre a?es na sa?de


Governo vai usar capacidade ociosa do Delphina para oferecer atendimento em 17 especialidades 
 
O governo do Amazonas vai colocar para funcionar a estrutura ociosa do Hospital Delphina Aziz, que hoje opera com apenas 30% da sua capacidade instalada e passará a operar como Hospital Universitário da Universidade do Amazonas (UEA). 
Com a medida, anunciada na manhã desta segunda-feira, 18, pelo governador Wilson Lima (PSC), durante assinatura de um protocolo de intenções com a Universidade de São Paulo (USP), será proporcionada melhor formação para os médicos e mais atendimento à população.
 
“Nós vamos implantar o Hospital Universitário da Universidade do Estado do Amazonas. Essa semana estamos montando o grupo de trabalho e daqui a um mês vamos assinar um Termo de Cooperação com a USP. A parceria que está sendo feita entre UEA e USP, com o acompanhamento da Susam, é um grande passo que a gente dá, não só para ajudar nossos acadêmicos, mas principalmente para ajudar a população”, enfatizou o governador.
 
De acordo com o governador, naquela unidade vão passar a ser atendidas vai ser implantadas 17 especialidades, incluindo urologia e ortopedia, que são os grandes gargalos do atendimento na área de saúde.
 
Educação e desenvolvimento
 
Após a solenidade de abertura do ano letivo da UEA, realizada no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), o governador visitou, ainda, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento UNA-SUS Amazônia, instalado na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA). 
O UNA-SUS Amazônia é um espaço de produção científica para desenvolvimento de tecnologias para a Educação à Distância em Saúde, que facilitem e/ou resolvam os problemas enfrentados por regiões remotas, vulneráveis e de difícil acesso à internet.
 
"Nenhuma grande sociedade se desenvolve plenamente sem que ela tenha os pés fincados na educação. A educação é a base mais segura para o desenvolvimento. A UEA tem um papel fundamental nesse processo, sobretudo no novo momento pelo qual passa o Amazonas. Temos a responsabilidade de fazer com que as pessoas voltem a acreditar nas instituições, no governo e na universidade, que tem um potencial muito grande para crescimento.
Educação integrada 
 
Para o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, o início das tratativas para a implantação do hospital representa um renascimento para a saúde e para a educação do Amazonas. “Vai requalificar a saúde no aparelho formador, desenvolvendo um modelo para o Sistema Único de Saúde integrando as três fases: atenção primária, secundária e terciária - papel do hospital universitário. Isso vai reduzir muito o encaminhamento de pacientes para fora do estado, qualificando e redesenhando esse modelo de atenção que nós temos no estado”, pontuou Costa.
 
O planejamento do sistema de educação do estado inclui ações intersetoriais envolvendo UEA e Seduc, a partir de 2019. “Pretendemos executar um trabalho para ocupar o tempo ocioso dos alunos, selecionando estagiários da UEA para serem monitores de projetos e ações psicossociais e socioculturais no contraturno dos alunos da rede estadual, supervisionado por profissionais. O objetivo é reduzir o índice de abandono escolar, principalmente no Ensino Médio. Vamos trabalhar isso junto com a UEA”, informou o secretário de educação, Luiz Castro.
 
Novidades 
 
A UEA inicia as atividades acadêmicas deste ano com 5.337 novos alunos, que passarão a estudar na instituição nas unidades da capital e do interior. Durante o evento foram anunciadas novidades para os acadêmicos, como a TV UEA, que será produzida nas dependências da universidade e vai ao ar pela internet; além de mudanças no portal, que passa a contar com versões adaptadas para dispositivos móveis.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados