Manaus, 19 de Abril de 2024

Festival de Nova Olinda agora ? Patrim?nio Cultural

A proposta ainda vai passar pela san??o do Governo do Estado e precisa ser publicada no Di?rio Oficial para entrar em vigor.

Política | 10/10/2018 - 17:05
Foto: Reprodu??o
 
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei (PL) de autoria do deputado estadual Josué Neto (PSD) que torna o Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte em Patrimônio Cultural Material e Imaterial do Amazonas. 
 
Segundo o parlamentar, a proposta ainda vai passar pela sanção do Governo do Estado e precisa ser publicada no Diário Oficial para entrar em vigor. Ele explicou que o título reconhece o festival como uma expressão cultural legítima do Estado e facilita a captação de recursos públicos para a realização do festival.
 
 “A população de Nova Olinda tem no festival folclórico a sua grande inspiração popular de arte de folclórica e práticas saudáveis para a juventude e agora com a sanção do governador para esse projeto o Festival terá muito mais facilidade para arrecadar recursos para a sua realização”, disse.
 
Ao defender o projeto no Plenário do Parlamento durante a votação, Josué Neto disse que a festa é essencial para o município por promover a cultura, servir de alternativa de integração dos jovens e geração de emprego e renda da cidade. 
 
“Quem não conhece diz: pra quê festa? Mas nesses eventos vários jovens estão praticando dança, música, ensaiando de forma saudável. Há a movimentação da economia onde dezenas de costureiras e artistas plásticos tem a chance de garantir o sustento das suas famílias. Não é só a festa, existe a geração de postos de trabalho, a economia circulando, e as pessoas ganhando o seu sustento”, afirmou. 
 
 O Festival Folclórico de Nova Olinda do Norte aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de setembro e foi realizado novo Centro de Convenções de Nova Olinda do Norte.  
 
Em seu discurso, Josué também ressaltou o trabalho do Prefeito Adenilson Reis para a realização da festa e do deputado federal Átila Lins para a conclusão do Centro Cultural onde foi realizado o evento este ano. 
 
No plenário, os deputados Sinésio Campos (PT) e Belarmino Lins (PP) parabenizaram Josué Neto pela proposta e ressaltaram a importância do festival para o município. 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados