Manaus, 25 de Abril de 2024

Frei Gino Alberati ? o mais novo cidad?o amazonense

A comenda foi proposta pelo deputado estadual Jos? Ricardo Wendling (PT) pelos relevantes servi?os prestados pelo religioso durante mais de quatro d?cadas no Estado.

Política | 10/02/2017 - 16:30
Foto: Assessoria de Imprensa

Frei Gino exibe a comenda

O Frei Gino Alberati recebeu nesta sexta-feira (10) o Título de Cidadão do Amazonas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A comenda foi proposta pelo deputado estadual José Ricardo Wendling (PT) pelos relevantes serviços prestados pelo religioso durante mais de quatro décadas no Estado, como a contribuição junto com Dom Mário Pasqualotto, então bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus, para a implantação da Fazenda Esperança. 
 
José Ricardo destacou que esse é um ato de reconhecimento ao Frei Gino, natural da Itália, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que veio para o Amazonas em 1970, já sendo encaminhado ao Município de Amaturá, no Alto Solimões. “São mais de 40 anos dedicados ao povo do Amazonas. Ajudou muitas comunidades do Estado, atuando até no combate às doenças, como a malária, pela falta de médicos nas localidades mais distantes. É um exemplo de simplicidade e disposição. Seu ministério sempre ultrapassou as barreiras dos ensinamentos da Igreja. E, mesmo hoje, com quase 76 anos, demonstra vigor para melhorar a vida dos comunitários”, declarou ele, desejando ao Frei muita saúde e vida longa.
 
Agradecendo a Deus em primeiro lugar, Frei Gino disse que a vocação para ser religioso veio do Céu. “Quando aceitei essa missão sabia que minha família não seria mais pequenina, porque seria toda a humanidade. Na comunhão com Deus está o verdadeiro sentido da vida. Estamos aqui para servir a Deus e ao próximo. Andei por muitos lugares, conheci muita gente, ajudei da forma que pude. Quero ver as pessoas começarem a ser felizes, sabendo que cada um de nós tem uma missão nesta terra. Obrigado por todas essas homenagens e estendo a toda à família dos capuchinhos”.
 
Mais homenagens...
 
“Quero apresentar a figura do capuchinho, pode ser até desbotada, obsoleta, mas é uma figura na qual me espelho e por meio da qual fui atraído”, conta o decano da Ordem dos Capuchinhos em Manaus, Frei Fulgêncio Monacelli. 
 
Para a amiga e representante de todos os comunitários do Alto Solimões, Mônia Ribeiro, é uma grande honra estar nessa celebração. “Frei Gino é uma pessoa muito importante na minha vida e na vida de todos os moradores do Alto Solimões. Obrigada pelo seu exemplo de humanidade, de humildade, de simplicidade, que encanta pelo olhar de paz e de amor que se espalha por onde passa”, homenageou.
 
Já o defensor público Thiago Nobre Rosa, lembrou que passou um tempo no interior do Estado e viu o quanto às comunidades ribeirinhas sofrem pelo abandono. “Vendo o que esse religioso fez no Amazonas, vejo o quanto Deus é fiel para com o povo do Amazonas. O sofrimento que essas pessoas passam é Deus usando-as para formar seu povo Santo pelas mãos de pessoas, como o Frei Gino. Ele é um Santo vivo. Parabéns por tudo o que o senhor fez e por tudo o que os religiosos ainda têm por fazer, principalmente, pelos menos favorecidos”.
 
Entre os municípios pelos quais o Frei realizou seu trabalho estão: Santo Antônio de Iça, Amaturá, Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, além de uma comunidade chamada Belém do Solimões, localizada na Microrregião de Alto Solimões. Atualmente, Alberati está em Santo Antônio do Iça, na Paróquia do município, que abrange 40 comunidades ribeirinhas.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados