▸ Acompanhe nas redes

NOTÍCIAS / economia
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

01.04.2019 - 21:20  |  Capacitação

Funai e Sebrae estão alinhados pelo desenvolvimento dos povos indígenas, revela Muni

Reprodução

Muni Lourenço

 O programa viabilizará a capacitação de representantes das populações indígenas em formação em mercado, gestão, elaboração de coleções e fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato de mais de 30 etnias.


Por Warnoldo Maia de Freitas
 
O diretor presidente do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço, confirmou no início da noite desta segunda-feira, 01/04, a parceria anunciada pelo presidente da Funai, Franklimberg de Freitas durante sua passagem por Manaus, sobre a implantação de programa de  capacitação empreendedora dos povos indígenas do Alto Rio Negro e Alto Solimões.
 
Muni fez questão de deixar claro que o Sebrae e a Funai estão alinhados para a promoção do desenvolvimento da economia sustentável das populações indígenas do Amazonas.
 
“Vamos avançar na parceria com a Funai identificando as atividades produtivas das etnias do Alto Solimões e de São Gabriel da Cachoeira, começando com o artesanato de alta perfomance para os mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, interior paulista, Minas Gerais, Distrito Federal e outras regiões compradoras”, disse Muni.
 
Segundo ele, inicialmente vai ser fortalecido o programa do Sebrae Brasil Original, que qualifica dezenas de artesãos indígenas de mais de 30 etnias do Amazonas.
 
“O programa Brasil Original já está em curso e faz parte de uma trajetória que começou em 2013 e que hoje posicionou o Amazonas como a principal referência do artesanato profissional indígena com design internacional”, explicou.
 
De acordo com Muni, o programa de capacitação empreendedora viabilizará a capacitação de representantes das populações indígenas em formação em mercado, gestão, elaboração de coleções e fortalecimento da cadeia produtiva do artesanato de mais de 30 etnias.
 
“Esta parceria representa o reconhecimento do Sebrae como instituição fomentadora da produção indígena, através do artesanato qualificado produzido com originalidade e visão de mercado”, destaca, reafirmando que a “Funai e o Sebrae estão alinhados para o desenvolvimento da economia sustentável das populações indígenas do Amazonas”.
 
Modelo para o Brasil
 
 
Ao falar sobre a parceria com o Sebrae o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg de Freitas (foto acima), se manifestou otimista quanto ao sucesso da inciativa e disse que o “Amazonas pode virar modelo para o Brasil”.
 
 “Acreditamos que vamos realizar uma parceria pioneira no Amazonas, um projeto-piloto o qual, a meu ver, realmente dando certo como tem demonstrado, devemos replicá-lo pelo resto do Brasil, pois em todos os Estados temos coordenadorias estaduais”, disse Franklimberg, destacando populações indígenas de outras regiões do país também precisam desse apoio que o Sebrae pode oferecer.

MAIS NOTÍCIAS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CURTA-NOS