Manaus, 18 de Abril de 2024

Jos? Ricardo convoca secret?ria de Sa?de para apresentar plano de trabalho

Jos? Ricardo quer saber quais as a?es que v?o ser implementadas pela nova secret?ria para combater o caos registrado no sistema de sa?de do Aamzonas.

Política | 16/02/2017 - 22:30
Foto: Assessoria de Imprensa

Jos? Ricardo cobra esclarecimentos

 O deputado José Ricardo Wendling (PT) protocolou na quinta-feira (16) requerimento convocando a nova secretária de Estado da Saúde (Susam), Mercedes Gomes de Oliveira, para apresentar explicações na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre a situação precária da saúde pública do Amazonas, bem como apresentar o Plano de Trabalho da Secretaria.

 
“São muitas as denúncias na saúde. Pessoas morrendo em filas, aguardando cirurgias. Faltam equipamentos simples, demonstrando que o problema não é falta de recursos, mas sim de gestão e de prioridade. Isso sem falar das denúncias apontadas pela Operação Maus Caminhos, de que houve desvio de dinheiro público volumoso da saúde. Sou coautor de pedido de instalação de CPI na Aleam, mas a maioria dos deputados não quer investigar. A proposta precisa ainda de três assinaturas para iniciar a sua tramitação”, declarou ele, destacando ainda as terceirizações nas unidades de saúde, que chegaram a será anunciadas pelo atual governador. “Por isso, a necessidade da nova secretária de Saúde vir à Aleam prestar esses esclarecimentos”.
 
Esta semana, os veículos de comunicação da cidade denunciaram alguns descasos na saúde: Fundação do Coração Hospital Francisca Mendes, com 400 pacientes cardiopatas em fila de espera para a realização do procedimento cirúrgico, em função da falta de material e de medicamentos; Pronto-Socorro João Lúcio e Joãozinho, Zona Leste, com falta de aparelho de perfurador, utilizado em cirurgias ortopédicas, e que foi adquirido com a ajuda de dois médicos, que compraram quatro equipamentos por apenas R$ 200 cada; e o surto com as doenças endêmicas dengue, zika vírus e chikungunya, que acomete a cidade, mas, mesmo assim, o Governo do Estado se recusa a recontratar os 300 agentes de endemias, que foram demitidos de forma irregular há mais de um ano, além dos outros 700 agentes de endemias que estão a serviço da Prefeitura de Manaus sem convênio.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados