Manaus, 20 de Abril de 2024

Jos? Ricardo explica a ?vaquinha virtual? criada para a campanha de Lula

Deputado define como ?coisa mais extrema? a substitui??o do registro do nome, caso n?o seja aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Política | 20/06/2018 - 06:30

  

Insistindo no discurso de que Lula, mesmo condenado a 12 anos de prisão,  é o candidato do PT à presidência da República, o deputado José Ricardo explica a “vaquinha virtual” criada para a campanha do ex-presidente, cuja candidatura será registrada no dia 15 de agosto (“o povo quer o Lula”), define como “coisa mais extrema” a substituição do registro do nome, caso não seja aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Fala também da sua própria vaquinha e outra do ex-deputado federal Francisco Praciano, que precisa pagar multa da eleição passada, para concorrer a um cargo eletivo na eleição de outubro (em seu programa eleitoral de 2014, foi exibida imagem da filha da ex-primeira-dama Nejimi Aziz e a Justiça Eleitoral o puniu com R$ 35 mil).
Confira a entrevista
 
Elizabeth Menezes
 
O que é essa vaquinha virtual para a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva?  
  
Eu já comecei a participar dessa vaquinha. Já estou contribuindo. Todo mês eu vou contribuir com 113 reais, para ajudar na campanha do Lula.  Na primeira semana que o Lula lançou a vaquinha,  já estava em 252 mil reais. Isso no Brasil inteiro, com mais de duas mil pessoas contribuindo. A tendência é aumentar mais ainda. Eu estou dando a minha parcela de colaboração porque o Lula é o candidato que o povo quer, porque entendo que o povo quer o lula e ele  tem o direito de ser candidato.  O povo quer o Lula.
 
Existe alguma orientação do PT nacional para o pessoal que tem mandato, alguma sugestão para colaborar com a vaquinha do Lula?
 
Nós temos poucos com mandato aqui no amazonas. Mas a adesão  é de todos os simpatizantes, filiados. A doação é livre. A ideia é que todos possam colaborar, dentro das suas possibilidades. É muito mais um gesto de ajuda para a campanha.
 
Essa arrecadação vai até quando?
 
De acordo com a legislação eleitoral, o dinheiro não vai ser disponibilizado agora, mas somente quando começar a campanha política. São as regras dessa eleição de agora. Quem cria as vaquinhas virtuais são empresas  credenciadas  no TSE. Eu vou também criar a minha vaquinha virtual para arrecadar recursos, visando a minha campanha.  Mas é um dinheiro que só é liberado quando o candidato é registrado e começa a campanha. Aí a empresa que arrecada, devidamente autorizada pelo TSE, disponibiliza (os recursos) para a conta do candidato. É assim que funciona e muitos pré-candidatos já começaram a vaquinha virtual, em todo o Brasil. Aqui no Amazonas eu não sei quais pré-candidatos também já lançaram a vaquinha virtual, mas estou preparando a minha. Existe outra vaquinha, aqui em Manaus, que é a do Praciano, mas  não tem caráter eleitoral, para campanha. Ele está arrecadando para fazer pagamento de multa da campanha passada. Termina em início de agosto, mas uma arrecadação normal e não está sujeito a regras eleitorais, porque não tem objetivo de financiar campanha política. É mais uma arrecadação de solidariedade.  Eu entendo que  ele foi injustiçado com uma decisão da Justiça. Não tem recursos para pagar a multa e está   pedindo apoio dos amigo s e simpatizantes.
   
Tem  meta estabelecida para arrecadação dessa vaquinha para o Lula?
 
Não está  estipulado meta, porque a ainda  vai ter o planeamento da campanha e aí eles vão  ver  qual será o recurso necessário.  Provavelmente boa parte dos recursos virá do fundo eleitoral. O PT é o segundo maior partido com  disponibilidade de recursos do fundo eleitoral. O primeiro é o MDB, depois vem o PT e o terceiro é o PSDB. Certamente dali   virá a maior parte dos recursos. O PT já decidiu que a prioridade número 1 é o Lula e a prioridade numero 2 é a elei&cc edil;ão de bancadas de deputados federais.
 
Se o Lula não conseguir ser candidato, esse dinheiro da vaquinha vai para onde?
 
É uma arrecadação visando a campanha dele.  Ele vai ser registrado como candidato no dia 15 de agosto, já está certo. O PT já decidiu que o registro será no último dia do prazo. E os recursos serão disponibilizados no dia seguinte. Isso vale para todos os candidatos que criaram a vaquinha virtual. Se algo acontecer depois, mas isso seria depois, sei lá,  talvez uma substituição, uma coisa mais extrema.  Mas o uso do recurso da vaquinha virtual já começa a partir do momento em que o candidato se registra e a campanha política fica  oficialmente liberada.
 
Esse dinheiro arrecadado vai ser administrado  pela direção do PT?
 
Pela direção da campanha do candidato. Já tem todo um grupo eleitoral do partido e tem  um grupo de coordenação de governo do presidente Lula , do PT. Está lá o Haddad ( Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo), que é um dos coordenadores. Tem uma série de figuras do PT que estão coordenando o programa político de governo do Lula, que está sendo debatido e provavelmente será lançado no próximo mês. Já tem o lançamento das propostas do governo de Lula. E a vaquinha virtual é a possiblidade de a sociedade contribuir para a campanha do Lula.
 
Até agora o PT diz que não tem plano B,  que o candidato é Lula. Mas se acontecer de o Lula não ser candidato, o PT não corre o risco de não ter candidato a presidente da República?
 
O PT vai ter candidato no primeiro turno, porque a legislação é bem clara: a pessoa pode se inscrever. Se vai ser dado o registro é outra definição, do TSE, para analisar a situação de cada candidato.  E sempre existe a possiblidade, mais adiante, de até substituir candidato. Tem um prazo até depois de começar a campanha. Se o registro de um candidato não for aprovado, o próprio candidato poderá recorrer para insistir na manutenção do registro do seu nome ou o partido pode substituir o candidato. A lei permite. Mas nós estamos avaliando que a hipótese é a manutenção do Lula, porque assim se entende juridicamente.  Mas a lei faculta essa possibilidade de substituir um candidato, d entro de determinado prazo.
 
Mas se deixar tudo para a última hora, não dificultará as alianças? Porque aí os partidos já estarão formados em grupos...  
 
O PT está conversando, buscando apoio com o PCdoB, com o PSOL, com o PSB que, a princípio, não tem candidato a presidente da República. O PT  está buscando esses apoios.  Se vai conseguir, eu não sei, porque o PCdoB e o PSOL têm pré-candidatos.  Mas as coisas vão se decidir no final de julho, no final das convenções. 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados