Manaus, 19 de Abril de 2024

Josu? Cl?udio de Souza ? homenageado pela Seduc

Escola da rede estadual localizada no Coroado, que recebe o nome do jornalista Josu? Cl?udio de Souza, ganhou um memorial

Cidade | 20/07/2018 - 20:05
Foto: Foto - Nataly David

Josu? Filho recebeu a homenagem em nome do pai

 

Fundador da Rádio Difusora do Amazonas, além de ter passado por vários cargos públicos, como deputado estadual e prefeito de Manaus, o jornalista Josué Cláudio de Souza foi homenageado, nesta sexta-feira, 20, pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na escola estadual que recebe seu nome, localizada no bairro Coroado, com a inauguração de um memorial. O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) e filho do homenageado, Josué Filho, recebeu a homenagem em nome do pai.
 
O evento teve ainda a presença de várias autoridades como o secretário de Educação, Lourenço Braga, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, o presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga,  além dos auditores do TCE-AM, Alípio Reis Firmo Filho e Luiz Henrique Mendes.
 
“A figura do meu pai é muito marcante não apenas na minha vida, mas na história do rádio, na política, e o nosso velho Josué hoje é lembrado na escola que tem o seu nome”, comentou o conselheiro Josué Filho, ao agradecer a homenagem. “É um motivo de grande alegria para minha família essa lembrança do velho Josué, é um carinho que o Estado faz àquele que escolheu Manaus para ser a sua cidade e o Amazonas para ser o seu Estado”, completou o conselheiro, relembrado que o pai era natural de Santa Catarina, vindo para a capital amazonense em 1942.
 
O secretário estadual de Educação, Lourenço Braga, afirmou que não se tratava de uma festa apenas da família Souza, mas sim de “todo o Estado do Amazonas, que recebeu Josué de braços abertos e que foi abraçado por Josué, pela sua competência, seriedade, retidão de caráter e sobretudo pela capacidade de amar. Esta é uma festa de amor, a quem soube amar e amou esta cidade e este estado”.
 
Após a apresentação do memorial, foram premiados alunos que participaram de um concurso de redação, poesia e música.  O concurso foi realizado na escola a fim de selecionar textos que homenageassem o patrono da escola, Josué Cláudio Souza. A poesia vencedora foi recitada, assim como a música, que foi interpretada pelos alunos vencedores com acompanhamento da banda marcial do CETI Gilberto Mestrinho.
 
O memorial em homenagem a Josué Cláudio de Souza é um resgate sócio-cultural que a Seduc vem promovendo nas escolas, paulatinamente, pelas figuras públicas que emprestaram os nomes às unidades de ensino.
 
Biografia do homenageado
 
Josué Cláudio de Souza foi um advogado, radialista, empresário e político brasileiro com atuação no Amazonas. Fundou a Rádio Difusora do Amazonas, atuou como deputado estadual, deputado federal, prefeito de Manaus, senador e governador em exercício do Estado, além de ter sido conselheiro do TCE-AM. Nascido em Itajaí, no Estado de Santa Catarina, mudou-se para Manaus em 1942, onde se estabeleceu até o fim da vida.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados