Quarta-feira | 20/06/2018
▸ Acompanhe nas redes

NOTÍCIAS / politica
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

25.02.2018 - 23:00  |  ELEIÇÕES 2018

Não existe nenhuma possibilidade de Lula não ser candidato, afirma Sinésio Campos

Assessoria de Imprensa - ALEAM

Sinésio Campos

 
Presidente estadual do PT, o deputado estadual Sinésio Campos insiste no mesmo discurso nacional do partido, garantindo não existir nenhum  “plano B” para uma candidatura à Presidência, porque “não existe nenhum tipo de possibilidade” de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixar de ser candidato. Entusiasmado, Sinésio fala que Lula virá ao Estado para “dar um abraço e sentir o pulsar do povo do amazonas que tem um grande carinho e afeto por ele”.
 
Confira a entrevista.
 
Elizabeth Menezes
 
Como estão os preparativos, as costuras políticas para a eleição 2018, aqui no Amazonas?  O PT sai  como cabeça de chapa para o governo ou apenas participará de alianças?
 
O PT tem suas instâncias para deliberar. O que tem muito, hoje, é disse-me-disse. Eu, como presidente do partido, apresentar aqui pré-candidaturas de forma não construídas internamente, seria leviano.  Então, quem está aí falando, já  lançando nomes, não tem representatividade política, não tem legitimidade para estar lançando candidatos. Eu dou o recado para muitos que aí estão publicando que já candidatos do PT. Aí sai um, entra outro mas, na verdade isso não tem legitimidade. Eu, como presidente regional do partido, digo que tem todo um calendário para  discussão e definição de candidaturas.
 
Mas o PT pode ter candidatura própria?
 
Candidatura própria do PT ou candidatura fora do PT ... O momento agora é de dialogar. Não queremos o PT de forma isolada nesse processo eleitoral. Queremos construir um palanque  forte, que possa dar sustentação à candidatura do nosso presidente Lula, que possa fazer um número expressivo de deputados federais, deputados estaduais  e eleger também senadores.  E também disputar o governo, com real possibilidade de ganhar as eleições. Entendo que por aí é o caminho. Agora, todos os comentários  de “sai José e entra Mané” não tem legitimidade.
 
O PT baré continua insistindo, acreditando que o ex-presidente Lula será candidato a presidente? Não tem um plano B?
 
Não é o PT baré. É o PT nacional. Porque o PT, diferentemente de outros partidos, porque existem partidos de aluguel, que estão aí para fazer  acordos muitas vezes não republicanos, o PT tem uma linha nacional. E a direção nacional, com quem nós da direção regional concordamos, é que não existe candidatura alternativa do PT. A  candidatura colocada, já defendida desde o ano passado, é a candidatura do nosso presidente Lula. Não existe nenhum tipo de possibilidade de ele não ser o candidato.
 
Mas se ele preso e perder os direitos políticos, não puder ser candidato na eleição de outubro, o que o PT vai fazer? O PT fica sem candidato a presidente?
 
Se... talvez...vamos deixar para depois, correto? As possibilidades que não possam ser positivas para o presidente lula ser candidato, deixemos para o momento adequado.  Se... se somente se... não está na pauta do PT.  E veja algo extremamente importante: as caravanas  da cidadania que o presidente Lula está fazendo em todo o Brasil.  Agora em meados de março e abril, o nosso presidente Lula estará aqui, fazendo uma incursão na Amazônia, inclusive aqui no Amazonas. Ele foi o presidente da República que mais esteve presente aqui no nosso Estado, trazendo desenvolvimento para a nossa região, como a prorrogação da Zona Franca de Manaus, programa Luz para Todos, a ponte sobre o rio Negro  e tantos outros investimentos na área social. Ele criou também o Ministério da Pesca, fazendo com o que o nosso pescador e pescadora &n bsp;tivessem dignidade no nosso Estado.  Então, eu entendo que ele tem um grande legado. O presidente Lula vem aqui para dar um abraço e sentir o pulsar do povo do Amazonas, que tem um grande carinho e afeto por ele.
 
Por falar em caravanas da cidadania, isso aí  não se configura como propaganda antecipada, campanha pré-eleitoral, o que é proibido por lei?  Como fica isso? Porque não é uma simples visita, qualquer um pode perceber que ele está fazendo campanha eleitoral.  Ou não?
 
Todos os pré-candidatos  não podem ficar engessados e se mexer somente quando der o ponto de largada, como se diz. Começou agora a largada da campanha.  Então, todos os pré-candidatos já estiveram aqui, estão circulando pelo Brasil, estão apresentando suas propostas. Não são candidatos. São pré-candidatos.

Mas sair assim, em caravana, pelo Brasil todo, apenas ele...
 
É só observar que outros também estão fazendo.
 
Deputado, o senhor vai para a reeleição ou para deputado federal?
 
Meu caso não é o planalto. É planície.  (risos). Vou continuar aqui, como deputado estadual.
 
E o Praciano (Francisco Praciano, ex-deputado federal) vai continuar por aqui, no Amazonas? Vai continuar na política, ser candidato, como estão dizendo?
 
O PT vai definir onde os seus quadros  estarão se colocando na disputa.  Eu vejo que este é o mento de o PT colocar os seus quadros na melhor  posição, para que possam contribuir e ter bons resultados eleitorais. Só é candidato no PT, quem quer. Quem não quiser ser candidato a nada, não seja candidato. Agora, ninguém  escolhe onde jogar. O bom jogador é aquele que  está no time e quando o técnico escala, ele tem que entrar em campo e fazer bonito. 
 
Então o PT manda?
 
 O PT não manda, mas está acima das paixões e desejos de qualquer um filiado.
 

MAIS NOTÍCIAS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CURTA-NOS