Manaus, 19 de Abril de 2024

OAB Amazonas promove debates sobre a dignidade da mulher

O evento tem como finalidade esclarecer a popula??o e profissionais da ?rea m?dica sobre os deveres e direitos das gestantes, bem como m?dicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psic?logos sobre seus pap?is no per?odo gestacional

Cidade | 03/06/2017 - 12:10
Foto: Assessoria de Imprensa

O evento ser? realizado no audit?rio da OAB/AM, a partir das 18 horas, na ter?a-feira, dia 06 de junho.

 

O crescente número de casos envolvendo a questão da violência obstétrica levou a Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas a promover um painel de debates sobre a dignidade da mulher, no próximo dia 06 de junho.
 
O evento tem como finalidade esclarecer a população e profissionais da área médica sobre os deveres e direitos das gestantes, bem como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos sobre seus papéis no período gestacional e a importância do trabalho multidisciplinar nesse processo. 
 
Para o presidente da OAB/AM, Marco Aurélio Choy, o tratamento humano e digno no acompanhamento da gestação, no parto e no pós-parto deve ser garantido a todas as mulheres. 
 
“É natural que neste período elas se encontrem em um estado maior de vulnerabilidade. Precisamos fortalecer e ampliar a reflexão atual sobre as questões relacionadas a dignidade da mulher fazendo uma análise da violência obstétrica. Só assim poderemos contribuir para a elaboração de  estratégias de enfrentamento desse tipo de agressão” declarou Choy.
 
O painel de debates está sendo organizado pelas Comissões da Mulher Advogada e do Direito Médico. 
 
De acordo com a presidente da Comissão da Mulher OAB/AM, Gláucia Soares, as próprias mulheres muitas vezes desconhecem os direitos que possuem e é necessário um amplo esclarecimento por parte do Poder Público e das entidades sociais.
 
“A mulher está amparada em muitos aspectos pela nossa legislação. No Brasil, existem diversas leis que garantem os direitos da gestante, desde os básicos como atendimento preferencial e assentos especiais até as necessárias licença do trabalho e salário maternidade” explicou a advogada.
 
Já a presidente da Comissão do Direito Médico da OAB/AM, Onilda Abreu, afirma que a violência obstétrica não envolve apenas o ato médico em si. Outros profissionais também podem ser agentes desse tipo de agressão.
 
“Por isso, é importante conhecermos quais os tipos de condutas são normais no período gestacional e o que se enquadra como violência obstétrica, bem como sabermos os problemas e dificuldades de cada um dos envolvidos nesse processo” disse Abreu. 
 
O evento será realizado no auditório da OAB/AM, a partir das 18 horas, no próximo dia 06 de junho.
 
Os interessados em participar do painel de debates podem se inscrever mediante a entrega de uma lata de leite. A quantia arrecada será destinada a entidades filantrópicas.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados