Manaus, 20 de Abril de 2024

Racha entre Braga e Arthur gerou cicatrizes e revelou fragilidade de vereadores

Para alguns parlamentares o racha deu um n? na cabe?a de alguns vereadores

Política | 23/06/2017 - 18:15
Foto: Marcel Alexandre foi o mais prejudicado

 Para alguns parlamentares "o racha entre Arthur e Braga deu um nó" na cabeça de alguns vereadores

 
Por Warnoldo Maia de Freitas
  
A recente briga entre o prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) e o senador Eduardo Braga, candidato do PMDB ao governo do Estado nas eleições de agosto, gerou perdas irreparáveis e deu um nó na cabeça de muitos vereadores, porque nem todos concordaram com as composições e determinações dos caciques dos seus partidos.
 
O vereador Marcel Alexandre, do PMDB, por exemplo, foi um dos que mais perdeu com o racha entre Arthur e Braga, aliados de última hora na eleição de 2016 para a Prefeitura de Manaus.
 
Marcel saiu líder do prefeito Arthur Neto e prestigiado pelos colegas, da Câmara Municipal de Manaus, para assumir o comando da SMTU e agora, para a tristeza do seu suplente, Dallas Filho (PMDB), que não teve tempo nem mesmo para esquentar a cadeira, retorna à CMM como mais um vereador.
 
Os reflexos mais diretos do racha entre o cacique do PSDB e o do PMDB estão expostos e podem ser vistos por todos, com alguns parlamentares tratando de assegurar a própria sobrevivência política.
 
Na noite da quinta-feira, 23, por exemplo, na solendiade de ingresso do vice Marcos Rotta - ex-PMDB - no ninho tucano, o deputado estadual Wanderley Dallas (PMDB), insatisfeito com o líder do seu partido, o senador Eduardo Braga, não escondia o seu entusiasmo, demonstrando total apoio à iniciativa.
 
Oficialmente Warderley Dallas não confirma o embarque na campanha de Amazonino Mendes, candidato ao governo do estado pelo PDT, mas na página pessoal da sua esposa Thea Dallas, no face, a promoção da campanha do adversário do seu líder político é evidente. 
 
Joelson Silva 
 
Entre os que estavam correndo da sala para a cozinha até a semana passada destaca-se o atual líder do prefeito, o vereador Joelson Silva, do PSC, foto acima, partido aliado do deputado federal Silas Câmara, do PRB.
 
Após o racha de Arthur com Braga e o anunciado apoio do tucano à candidatura de Amazonino Mendes, do PDT, Joelson acabou em uma encruzilhada, porque Silas também acenava com o desejo de disputar o governo.
 
Mas, para sua sorte, Silas desistiu, optou por embarcar na campanha de Amazonino e o caminho de Joelson ficou mais fácil do que o de outros parlamentares como, por exemplo, o do vereador Hiran Nicolau, do PSD.
 
Hiram Nicolau 
 
O cacique do PSD, o senador Omar Aziz, resolveu apoiar a candidatura de Amazonino Mendes, para o desgosto dos irmãos Nicolau (Hiram e o deputado estadual Ricardo).
 
Por uma questão de coerência, os dois deixaram claro para Omar que não apoiariam Amazonino, porque o ex-governador é, por assim dizer, o “inimigo número 1” de Luiz Fernando Nicolau, pai dos dois parlamentares.
 
A inimizade foi gerada após a saída de Luiz Fernando do comando da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), no governo de Amazonino, sob a acusação de prática de conduta vedada.
 
“Tenho o maior respeito pelo senador Omar Aziz e é bom destacar que ele entendeu a nossa posição e em nenhum momento obrigou ninguém a apoiar o seu candidato.  Tenho 29 anos e acredito que devemos olhar para frente e não para trás”, disse ele.
 
Plínio Valério
 
O vereador Plínio Valério é outro que também não vai rezar na mesma cartilha do chefe do seu partido, Arthur Neto, um dos aliados de Amazonino Mendes.
 
Plínio já deixou claro que não vai votar e muito menos fazer campanha para Amazonino porque, para ele, o ex-governador já não dispõe das condições necessárias para comandar o Governo do Amazonas.
 
Segundo Plínio, “o ex-governador não consegue se livrar de antigos parceiros que, na verdade, são quem acabam governando”.
 
 Como exemplo ele cita o conhecido “triunvirato, governo formado por três homens de confiança de Amazonino, João Coelho Braga Filho, conhecido como Braguinha, Francisco Deodato e Américo Gorayeb Júnior”.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados