Manaus, 20 de Abril de 2024

Sejel cobra calend?rio anual das Federa?es

Secret?rio reconhece que recursos s?o escassos, mas espera superar dificuldades com novas estrat?gias de gest?o

Esporte | 14/01/2019 - 06:30
Foto: Divulga??o Sejel

Reuni?o na Sejel

Secretário reconhece que recursos são escassos, mas espera superar dificuldades com novas estratégias de gestão  

 
 
O secretário estadual da Juventude, Esportes e Lazer, Caio André, afirmou na semana passada, durante reunião com dirigentes das modalidades olímpicas e não olímpicas, que o governo Wilson Lima vai investir no fortalecimento das atividades esportivas, mas apontou a necessidade de cada uma das agremiações elaborar um calendário anual de atividades para poder ter acesso aos incentivos.
 
Ao destacar a importância da participação de todos para fazer funcionar a programação da secretaria, Caio lembrou que os recursos são escassos, mas afirmou que as estratégias são novas, particularmente na área de captação de recursos.
 
“Para isso precisamos do calendário, pois iremos capacitar esses gestores para que se tornem o mais independente possível”, afirmou.
 
Além dos dirigentes da Sejel, participaram da reunião, entre outros, os gestores das modalidades: handebol, futsal, basquete, vôlei, atletismo, luta livre, luta olímpica, jiu-jítsu, boxe, motovelocidade, levantamento de peso, judô, muay thai, tiro com arco e paradesporto, que inclui diversas modalidades em si.
 
 “Esse é um primeiro encontro, pois não podemos receber de um por um no gabinete. Algumas diretrizes foram traçadas, algumas metas estabelecidas e agora é trabalhar para executar”, disse Caio André.
 
Reivindicações
 
Entre as principais reivindicações das federações estão as passagens aéreas e também a disponibilização da Arena Amadeu Teixeira para a realização dos eventos. Para ambas reivindicações, o secretário anunciou a elaboração, com a participação de todos os dirigentes, de um documento que regule e garanta a acessibilidade igualitária a todos. 
 
“A Sejel tinha dificuldades em diversas situações, mas nós vamos ser justos com todos porque todos vão participar da elaboração das regras. Vamos evoluir inclusive com a obrigatoriedade do calendário anual de atividades de todas as modalidades”, garantiu o secretário.
 
Capacitação de gestores
 
Quanto às constantes dificuldades financeiras, uma das soluções seria a captação de recursos junto ao governo federal, possibilidade para todas as entidades, desde que as mesmas atendam aos critérios do Ministério dos Esportes e consigam seguir os ritos burocráticos. “Vamos capacitar os gestores a fazer o mesmo que a federação de Tiro com Arco fez, que, nesse sentido, é um exemplo para as demais. As modalidades precisam a andar com as próprias pernas e vamos nos esforçar para que isso ocorra”, frisou o titular da Sejel.
 
Para os que atenderam ao convite e compareceram à reunião, a iniciativa do novo gestor Caio André vem ao encontro dos anseios dos dirigentes, principalmente das modalidades não olímpicas, mas que desempenham importante papel social, visto a quantidade de jovens praticantes e os resultados obtidos. “Essa visão macro que o Caio André tem é importante porque valoriza o trabalho de todos e que dá oportunidades a todos e não apenas para alguns”, agradeceu Rildo Eros, da Federação de Jiu-Jitsu.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados