Manaus, 18 de Abril de 2024

Souffl? de Bod? inicia temporada em Manaus apresentando Vestido Queimado

Vestido Queimado far? temporada no Casar?o de Id?ias durante o m?s de dezembro

Cultura | 01/12/2017 - 11:05
Foto: Reprodu??o

 

“Vestido Queimado” fará temporada no Casarão de Idéias durante o mês de dezembro
 
A Soufflé de Bodó Company inicia a segunda temporada do ano do seu novo espetáculo, “Vestido Queimado”, que ficará em cartaz no Casarão de Ideias durante os sábados de dezembro nos dias 02, 16 e 23, sempre às 19h. Os ingressos serão vendidos no local a R$ 15 (meia). O projeto é uma realização da Soufflé de Bodó e do Serviço Social do Comércio Amazonas (Sesc), por meio do edital Residência do Sesc de Artes Cênicas 2017.
 
A montagem da peça, que tem direção e dramaturgia de Francis Madson, segue a proposta estética do Teatro de Papel (Toy Theater ou Théâtre de Papier), popular entre os séculos 18 e 19. Nesse gênero de teatro, o papel é usado como suporte artístico para a criação de personagens miniaturizados e manipuláveis.
 
Segundo Francis Madson, “Vestido Queimado” é uma narrativa fantasiosa sobre a amizade entre duas pessoas.
 
“Esse espetáculo é resultado de um projeto de pesquisa cênica que temos dentro da companhia. O Teatro de Papel é uma forma estética e prática de contar histórias que nos interessou bastante, pelo relativo ineditismo na região Norte e no Brasil de um modo geral. O Teatro de Papel é um modo de fazer teatro que nos fez repensar a maneira de trabalhar dentro da Soufflé”, afirma.
 
Ele ainda complementa que, “Vestido Queimado” também traz um diálogo entre o Teatro de Papel, surgido na Europa, e a arquitetura dos trópicos. “No protótipo estrutural que fizemos, a referência do espaço cênico é o Teatro Amazonas”, completa ele. “A proposta é estética, mas também política, porque estamos trabalhando com uma dramaturgia imagética. No futuro, queremos realizar outras produções para esse tipo de teatro, que permite todos os tipos de montagem cênica”, diz o diretor
 
PRODUÇÃO
 
No elenco de “Vestido Queimado” estão os atores Carol Santa Ana, Denis Carvalho, Klindisson Cruz e Yago Reis, que manipulam os personagens e o cenário durante a apresentação. A direção de arte e as ilustrações são assinadas por Eric Lima, e a trilha sonora original é de Yago Reis.
 
Francis Madson explica que, inicialmente, toda a dramaturgia do espetáculo foi desenhada em papel ofício A4. “Durante a produção, realizamos pesquisa para uso de diferentes tipos de papéis, como Triplex, Paraná, acetato, etc. Além disso, realizamos protótipos do palco e de todos os desenhos em papel Paraná para reduzir o consumo de papel. Por fim, todos os elementos de cena foram confeccionados em papel especial sem corantes artificiais”.
 
SOBRE O TEATRO DE PAPEL
 
O Teatro de Papel é uma expressão típica da época romântica. Teve na sua origem a grande paixão pelo teatro sentida pela alta burguesia dos séculos 18 e 19, e servia para reproduzir no seio das famílias as peças de teatro célebres, tornando-as acessíveis e visíveis às crianças.
 
“O teatro de papel ‘copia’ na arquitetura, maquinaria, iluminação, texto e narrativa o teatro da época. Era comum cada casa burguesa ter um Teatro de Papel para a diversão da família com histórias populares como as dos irmãos Grimm ou Shakespeare”, acrescenta Madson.
 
A partir da segunda metade do século 19, o gênero ganhou reconhecimento por conta do papel educativo do teatro e pelos aspectos criativos que ele podia promover entre as crianças. Nessa altura, o Teatro de Papel passou a ser uma espécie de brinquedo voltado a esse público.
 
SERVIÇO
O quê: Temporada do espetáculo “Vestido Queimado”
Quando: 02, 16 e 23 de Dezembro, às 19h
Onde: (colocar endereço)
Quanto: R$ 15 (meia)
 
FICHA TÉCNICA
Direção, iluminação, figurino e dramaturgia: Francis Madson
Coordenador de Produção: Denis Carvalho
Elenco: Carol Santa Ana, Denis Carvalho, Klindisson Cruz e Yago Reis
Direção de arte e ilustração: Eric Lima
Produçao de arte: Carol Santa Ana, Denis Carvalho, Klindisson Cruz, Francis Madson e Lauri Gitana
Trilha sonora original: Yago Reis
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados