Manaus, 19 de Abril de 2024

Fabiano Affonso fala sobre ZFM e o futuro para 120 alunos

Professor destaca necessidade de se investir no fortalecimento da agricultura e na bioeconomia.

Economia | 09/08/2022 - 16:05
Foto: Assessoria de Imprensa

Fabiano Affonso

Por Warnoldo Maia de Freitas

Zona Franca de Manaus: um olhar além da indústria. Este é o tema da aula magna que o professor da UEA Fabiano Affonso profere nesta quarta-feira, 10/08, a partir das 18h20,  para 120 alunos dos cursos de Administração, Contabilidade e Tecnologia de RH da Faculdade Estácio da Sá.

A meta, segundo Fabiano, é mostrar para os alunos que o Amazonas é um estado rico em recursos naturais e precisa de ações para prospectar novas matrizes econômicas, bem como de investimentos capazes de viabilizar a exploração sustentada desses recursos para gerar mais riqueza e empregos, bem como renda para melhorar a qualidade de vida dos amazonenses.

"O modelo Zona Franca de Manaus ainda é hoje o principal esteio de sustentação da economia amazonense. A indústria é, sem dúvida nenhuma, importante, porque além reduzir a importação de inúmeros produtos hoje produzidos em Manaus, gera milhares de empregos em todo o país, bem como impostos. Mas, precisamos enxergar mais longe e, além de trabalhar pelo fortalecimento da ZFM, precisamos identificar novos caminhos" observa.
 
Fabiano lembra, ainda, que a ZFM foi criada para fomentar a indústria, o  comércio e a agricultura e hoje precisa aproveitar os recursos gerados para viabilizar o estudo e a efetiva exploração de vários recursos na Amazônia, que hoje não são devidamente considerados e aproveitados.

"Precisamos preservar a galinha dos ovos de ouro, que é o Distrito Indústrial, com os seus mais de 120 mil empregos diretos, e incentivar a bioeconomia, o aproveitamento do polo do gás e da mineração, entre outros", completa.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados