Manaus, 24 de Abril de 2024

Lago do Piranha ganha escola ind?gena

Escola vai atender cerca de 100 estudantes do 1? ao 9? ano e do Ensino de Jovens Adultos (EJA).

Geral | 18/01/2020 - 21:15
Foto: Assessoria de Imprensa

Inaugura??o da escola

Escola vai atender cerca de 100 estudantes do 1º ao 9º ano e do Ensino de Jovens Adultos (EJA). 
 

A prefeitura de Careiro Castanho inaugurou na manhã do sábado, 18/01, uma escola indígena, na aldeia Lago do Piranha, habitadas por índios das etnias Muras e Miranhas, na zona Rural do município. 

Batizada de Maria do Carmo, nome da matriarca fundadora da aldeia, a escola teve investimento de R$ 160 mil e vai atender cerca de 100 estudantes do 1º ao 9º ano e do Ensino de Jovens Adultos (EJA). 

A unidade de ensino é equipada com duas salas de aula, sala de professores, secretaria, diretoria, banheiros e cozinha. De acordo com o prefeito de Careiro Castanho, Nathan Macena, antes da escola as aulas na aldeia eram realizadas em um espaço improvisado cedido pelos indígenas no Centro Social da comunidade.

"A inauguração dessa escola era um compromisso da minha gestão desde 2017. Os alunos desta aldeia se deslocavam por longas distâncias Para ter acesso à escola mais próxima e nosso anseio era mudar esta realidade. Hoje, conseguimos está conquista de muitas outras como a inauguração de várias escolas e unidades de saúde nas comunidades", afirmou Nathan. 

O prefeito ainda antecipou que já tem planejamento para a construção de pelo menos mais 11 escolas e diversos ramais em 2020. 

O cacique Josenilson Batista de Morais, neto de Maria do Carmo, falou emocionado sobre o anseio da comunidade pela construção da escola. "A prefeitura não mediu esforços para atender a aldeia e nossas crianças. Esta escola nos enche de orgulho, já que é um desejo antigo, inclusive da minha avó", disse.
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados