Manaus, 11 de Julho de 2025

Serafim ganha Medalha do Mérito Empresarial J.G. Araújo

Presidente da ACA lembra que a Zona Franca não é apenas um modelo econômico, é um projeto de desenvolvimento, de preservação e de geração de emprego.

Economia | 19/06/2025 - 05:35
Foto: Reprodução

 154 anos da ACA

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, participou na quarta-feira (18/06), da Assembleia Geral Solene em comemoração aos 154 anos da Associação Comercial do Amazonas (ACA) e foi condecorado com a Medalha do Mérito Empresarial J.G. Araújo, uma das maiores honrarias concedidas pela ACA a personalidades que têm papel destacado no fortalecimento econômico do Amazonas.

Representando o governador Wilson Lima no evento, que também marcou a posse da nova Diretoria Executiva da entidade, lembrou da história da sua família, que participou da construção da Associação Comercial.

“Felicidade, muita alegria, porque há 100 anos, em 1925, o Comendador Jair Araújo mandou buscar o meu avô, que veio junto com o irmão dele. O meu avô se chamava Serafim, eu herdei o nome dele. Em 1927, eles trouxeram o meu pai, ele era carpinteiro e foi quem fez todas as esquadrias, portas e janelas da Associação Comercial. Então, 100 anos depois, o neto do seu Serafim está recebendo a medalha que tem o nome do Comendador que trouxe o seu Serafim para Manaus”, revela Corrêa.

Papel histórico

O presidente da ACA, Bruno Loureiro Pinheiro, destacou o papel histórico da instituição como berço do associativismo no estado e referência nacional em defesa do setor produtivo. Em seu discurso, Bruno destacou que foi dentro da Associação Comercial que nasceu o projeto da Zona Franca de Manaus, liderado por empresários visionários como Isaac Sabá.

“A Zona Franca não é apenas um modelo econômico, é um projeto de desenvolvimento, de preservação, de geração de emprego, de distribuição de renda e dignidade para o povo do Amazonas”, afirmou.

Ao citar os avanços econômicos recentes, o presidente da ACA mencionou os dados da última Reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), realizada sob a coordenação da Sedecti.

“Ontem (terça-feira, 17) foram aprovados novos projetos que somam R$ 1,29 bilhão em investimentos e a geração de mais 1.957 postos de trabalho. Esses dados são da secretaria no comando do nosso querido amigo Serafim, que também é um secretário muito atuante, principalmente no WhatsApp. Responde rápido, senhores”, brincou.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2025. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados