Evento tem por objetivo aproximar os principais atores de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da área de abrangência da Suframa.
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realiza nesta terça-feira, 26/11, a partir das 9h30, no auditório da autarquia, o 1º Encontro com o Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e Amapá.
O evento, que será realizado durante dois dias, tem o objetivo de aproximar os principais atores de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da área de abrangência da Suframa (Acre, Amazonas, Amapá, Rondônia e Roraima), além de estimular investimentos estratégicos para fortalecer o ecossistema regional.
No primeiro dia do encontro, estão previstas palestras da subsecretária de Ciência e Tecnologia para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Tanara Lauschner, e do diretor-geral do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), além de uma mesa-redonda sobre os Programa Prioritários.
No segundo dia, a programação incluirá um workshop sobre credenciamento no Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (Capda); uma palestra com o Instituto Einstein; oficina para elaboração do Plano de Utilização de Recursos (PUR); e duas mesas-redondas, sendo a primeira com os representantes dos programas prioritários, e a segunda com empresas beneficiárias. No período da tarde, nos dois dias estão previstas visitas técnicas a Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs).
A iniciativa do evento surge no contexto da Lei nº 8.387/1991, conhecida como Lei de Informática, que vincula a obrigatoriedade de investimentos em PD&I na Amazônia Ocidental e Amapá para a concessão de incentivos fiscais à produção de bens de tecnologia da informação e comunicação na Zona Franca de Manaus.