Manaus, 25 de Abril de 2024

Amazonino ? transparente com todo mundo e est? fazendo gest?o, garante Dermilson

L?der do governo destaca a?es de Amazonino, critica quem quer tumultuar e fazer fofoca e garante que transpar?ncia faltava no governo anterior

Política | 07/12/2017 - 05:30
Foto: Assessoria de Imprensa

Dermilson Chagas diz que tem muita gente querendo fazer palanque, pensando em 2018

 

Dermilson Chagas (PEN), líder de Amazonino Mendes (PDT) garante que o governador é “transparente com todo mundo”, tem responsabilidade com o dinheiro público,  rebate especulações de quem deseja apenas “fazer fofoca” e “mostrar instabilidade no governo”, critica o presidente da Assembleia Legislativa pela sua atuação quando governador interino, admite que apenas 13 dos 24 deputados formam na base aliada e revela que existe muita conversa “ao pé do ouvido” com os colegas.
 
Elizabeth Menezes
 
 Existe um clima de beligerância entre dois grupos, formados pelo presidente David Almeida, que foi governador-interino e pelo governador Amazonino Mendes, na Assembleia Legislativa? Como o sr. analisa a situação neste momento?
 
A situação é a seguinte: tem divergência de pensamento, ninguém pensa igual sobre o mesmo assunto. Então o que eu vejo é que tem alguns querendo fazer palanque político e o governo não quer fazer palanque político. O governo quer trabalhar, o governador quer dizer a que veio, que é atender as demandas da população, para poder dar uma resposta a quem o elegeu. E é isso que estamos fazendo aqui. A base de sustentação do governo está dizendo aqui as obras, os ganhos, os assuntos importantes que o governo está trazendo para a sociedade, de suma relevância.
 
Primeiro: ele fez uma mudança de secretariado de todos que eram do David. O David trocou os que vieram do Melo (José Melo, cassado por compra de votos). E depois que o governador Amazonino assumiu, ele trocou, porque quer trabalhar com a sua equipe.  Alguns ficam, alguns saem, até por razões particulares. Outras pessoas têm interesse em outro trabalho, como o Rony Siqueira, do Cetam ( Centro de Educação Tecnológica do Amazonas). Ele tem um trabalho muito bonito com a bolsa-universidade. Então o deputado Sabá  (Reis/PR) falou que o gestor, em menos de dois meses, saiu. O que estamos dizendo? Que o deputado Sabá Reis, certamente, aprendeu isso lá atrás, com o deputado David Almeida, que exonerou vários secretários e botou várias pessoas dele.
 
Quantas pessoas o então governador David Almeida demitiu?
 
O David tirou 600 pessoas e colocou 600 pessoas dele, ligadas a ele, pessoas de igreja, pessoas ligadas a acordos políticos, pastores. Ele demitiu muita gente. Demitiu todo mundo. E colocou pessoas que eram simplesmente cabos eleitorais. Não eram realmente pessoas técnicas, pessoas preparadas, com conhecimento de área. Pessoas que realmente sabiam qual era a função dele como gestor. Tanto é que estamos vendo aí erros e mais erros de licitações de coisas que não podiam ser feitas, de volumes tão grandes, de 7 milhões de reais, terrenos vendidos para amigos, comprados pelo Estado. Temos aí várias questões sobre o Detran. Lá atrás eles fizeram tudo isso. Demitiram todo mundo para botar os deles, para poder apoiar uma candidata ao governo do Estado (ex-deputada federal Rebecca Garcia). Ta nto é que respondem processos na Justiça Federal sobre esse assunto. O governador Amazonino, não. Ele está fazendo gestão.  
 
E sobre os que estariam saindo, como o deputado licenciado Sidney Leite, hoje secretário da Casa Civil ?
 
É especulação tudo isso. O próprio deputado Sabá Reis já veio fazer a reforma administrativa do governador Amazonino. Eu disse pra ele: o sr. já está adivinhando quem vai sair e quem vai ficar? Acho que o sr. tem de jogar na mega sena. Eu falei para ele. Porque já iam tirar o Sidney, o Deodato (secretário Saúde), o rapaz da Sepror (Secretaria de Produção Rural).  Ele (Sabá Reis) fez a reforma por conta própria.
 
Mas isso não vai acontecer ?
 
São especulações para embaralhar, para confundir, mostrar insegurança no governo, instabilidade no governo. O governador Amazonino é muito seguro. São quatro gestões, vinte anos de vida pública. Ele tem uma responsabilidade muito grande com o dinheiro público, com a população. É muita especulação e poucas verdades.  A verdade é essa que estamos vendo todo dia. Todo dia é um fato novo sobre o que eles fizeram de errado.
 
O deputado José Ricardo diz que o governo não tem transparência nos contratos com as empresas de saúde.
 
É mentira. O governador está sendo transparente com todo mundo. O site da Sefaz é bem transparente. Estão lá todas as informações. É só olhar. Olha o que o governo fez: chamou todas as empresas da área de saúde para uma conversa em público. Não foi negociação a portas fechadas. Reuniu para dizer que ia pagar a parcela do mês e o mês que estava atrasado, todo mundo voltou a trabalhar. A saúde já volta a sua normalidade. Então, o governo está trabalhando muito. Agora, o que as pessoas querem é tumultuar, querem fazer fofoca. Tem gente pagando até para alguns plantar notas (na imprensa). Isso é triste, é vergonhoso. Não queremos isso. Falta de transparência tinha no governo passado, porque ninguém sabia o que estava sendo pago. Queremos um governo que pense e que traga esperança para o povo. É o que o governador plantou: o amor.
 
O sr. entende que, na Assembleia Legislativa, existe um grupo do presidente David Almeida e um grupo do governador Amazonino Mendes?
 
Eu entendo que existem pessoas que querem fazer palanque. Já estamos caminhando para 2018, isso deixa muito gente preocupada com a renovação do seu mandato, muita gente querendo criticar, ter assunto. Passamos três anos e  muita gente deixou de falar sobre a sua bandeira, sobre os municípios, sobre saúde, transporte, educação e agora estão dando tiro pra tudo que é lado. Eu vejo pessoas querendo chamar a atenção da população agora, já perto da eleição.
 
Como líder do governo, o sr. poderia dizer, com todas as letras, a base conta com quantos na Assembleia Legislativa?
 
Olha, nós estamos trabalhando com a maioria, com 13 deputados que apoiam o governo do Estado.
 
Então, dos 24 deputados, 11 estão na oposição, fora da base, é isso?
 
Temos uma oposição responsável, tem muita gente responsável.
 
Quais são os deputados considerados de oposição?
 
Temos o José Ricardo (PT), o Luiz Castro (Rede) e Alessandra Campêlo (PMDB). Só. Os outros são independentes.
 
E esses independentes, em algum momento, estariam dispostos a votar com o governo?
 
Com certeza. Com certeza. Quem é contra a proposta de um governo que quer fazer concurso? Ninguém.
 
Na história política do Amazonas, nunca aconteceu de um governador deixar de ter a grande maioria no legislativo estadual. Qual a sua opinião sobre esse fato?
 
Essa foi uma eleição atípica (suplementar, pós-cassação de José Melo),  divorciada, só  teve cabeça (apenas candidatos a governador). Muitos apoiaram outros candidatos. Então a gente está vendo a proximidade da outra eleição. Foi uma eleição atípica, mas nós estamos conseguindo levar, sustentar, defender o governo da melhor forma possível.
 
O governador demonstra alguma preocupação em não contar com a maioria absoluta dos deputados, com quem ele possa contar de verdade, como aconteceu nos seus três governos anteriores?    
 
Não. O governador Amazonino é um homem muito seguro. Ele se preocupa com tudo, tanto no Executivo quanto no Legislativo. Mas nós temos a maioria, com 17 ou 18 parlamentares e isso tudo depende das costuras. Depende muito das conversas que a gente está tendo com cada um, ao pé do ouvido, tratando dos assuntos e tudo mais. Tem muita gente para fazer confusão por inveja, tem muita gente querendo desestabilizar, às vezes até um fogo amigo. E isso só causa embaraço, infelizmente.
 
A base aliada considera que o governador será candidato à reeleição?
 
Olha, o governador está, no momento, apenas preocupado em administrar o Estado. A eleição será no próximo ano.    
  
    
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados