Manaus, 26 de Abril de 2024

Amazonino repete, 29 anos depois, velha promessa para a ?rea da seguran?a

Governador parece n?o querer entender que seguran?a se faz com planejamento, material humano e defini??o de prioridades

Política | 30/04/2018 - 11:05
Foto: Reprodu??o

Capa do jornal Em Tempo revela promessa feita por Amazonino em 1989

 Governador parece ter esquecido que segurança se faz com planejamento, material humano e definição de prioridades  

 
Por Warnoldo Maia de Freitas
 
Revendo velhos jornais, estimulado pela lembrança de um amigo de caminhada profissional, constatei que no dia 21 de julho de 1989, há praticamente 29 anos, o então governador Amazonino Mendes prometeu fazer no Amazonas a melhor polícia da América Latina, após “acabar” com a Secretaria de Segurança Pública.
 
A primeira página da edição do dia 22 de julho de 1989, do jornal Amazonas Em Tempo (ver foto), destaca a promessa feita pelo chefe do Executivo estadual, após relatar os resultados dos contatos realizados com representantes da polícia norte-americana para viabilizar um intercâmbio com a recém-criada Superintendência Geral da Polícia Judiciária.
 
Quer dizer, 29 depois a polícia amazonense não é nem de longe uma das melhores da América Latina, conforme sonhava ser possível transformá-la o atual governador Amazonino Mendes, apesar de já ter governado o Amazonas outras três vezes.
 
Não se pode negar que muitos esforços foram dispendidos nos últimos tempos e muito dinheiro foi aplicado nesse projeto, mas como bem lembrou recentemente o deputado estadual Cabo Maciel (PR), é impossível “fazer segurança pública sem dispor de efetivo, armamento e equipamentos”.
 
Ao destacar a precariedade registrada em municípios com mais de 20 mil habitantes, que contam com apenas quatro policiais militares “para cuidar da população”, Maciel tocou em pontos que parecem ter sido esquecidos pelos governantes dos últimos anos.
 
Parece claro que os problemas nesta área não podem ser resolvidos por intermédio de magia, de promessas eleitoreiras ou achismos, mas sim com planejamento estratégico, definição de prioridades e compromisso.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados