Manaus, 25 de Abril de 2024

Bibiano denuncia caos na sa?de e cobra instala??o de uma CPI

Vereador vai entrar com representa??o no Minist?rio P?blico para que os culpados pelos atos de corrup??o sejam identificados e possam responder perante a Justi?a

Política | 26/09/2016 - 11:40
Foto: Foto - Tiago Correa - CMM

O Professor Bibiano defende o combate efetivo aos atos de corrup??o

Vereador vai entrar com representação no Ministério Público para que os culpados pelos atos de corrupção sejam identificados e possam responder perante a Justiça
 
O vereador Professor Bibiano denunciou na segunda-feira, 26, o caos registrado na saúde amazonense, vítima dos atos de corrupção colocados em prática por empresários e gestores inescrupulosos, que sangram os cofres públicos e geram prejuízos inúmeros à população, particularmente à parcela mais carente.
 
Bibiano fez questão de destacar que vai entrar com uma representação no Ministério Público Estadual e Federal pedindo a apuração dos descasos e omissões registrados na área da saúde para que os que se apropriaram do dinheiro público sejam identificados e possam responder perante a Justiça.
 
Depois de mostrar a sua indignação diante do quadro da saúde em Manaus, Bibiano defendeu a instalação imediata de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os desmandos e levar os responsáveis pelos atos de corrupção a responder perante a Justiça.
 
Rombo na saúde
 
Durante seu pronunciamento Bibiano lembrou que foi contra a proposta de reordenamento do setor da saúde, defendido pelo Governo do Estado, para poupar cerca de R$ 350 milhões, por entender que o problema estava na gestão e não na falta de recursos.
 
“Na semana passada a Polícia Federal identificou um rombo superior a R$ 200 milhões na área da saúde, por meio da operação ‘Maus caminhos’, e confirmou as nossas suspeitas sobre os atos de corrupção praticados por gestores inescrupulosos”, disse ele, defendendo o combate contra a organização criminosa que atua no desvio de recursos do Fundo Estadual de Saúde no Amazonas.
 
Ele lembrou, também, que entrou com representação no Ministério Público Federal para evitar que a saúde sofresse a ação de “desmonte” defendida pelo governo do Estado.
 
“Nós não podemos aceitar que o dinheiro da saúde continue indo para o ralo da corrupção”, disse ele, apontando a necessidade de os vereadores somarem esforços na defesa das pessoas mais humildes diante dos desmandos dos governos estadual e municipal.
 
“Efeitos nefastos”
 
Para ilustrar os “efeitos nefastos dos desmandos registrados na saúde”, Bibiano mostrou matéria publicada na edição do dia 24 de setembro, no caderno de Cidades do jornal A Crítica, informando que pacientes com câncer chegam a esperar 21 dias por cirurgias na Fundação Cecon.
 
Ele lembrou, ainda, que em outros hospitais e prontos-socorros da cidade muitos pacientes também aguardam, pacientemente, por cirurgias como as de reconstrução de membros fraturados por falta do material cirúrgico necessário.
 
“A senhora Vertena Gil Cabral, de 70 anos, está internada há 21 dias na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas, à espera de uma cirurgia ortopédica. De acordo com a filha dela, Patrícia Cabral, a aposentada sofreu uma queda e fraturou um braço e a perna. Por causa do tratamento contra o câncer que faz na FCecon só pode ser operada na unidade, mas os médicos dizem que não há matérias para a cirurgia”, comentou, lendo a matéria do jornal.
 
Bibiano disse, ainda, que não quer ver mais crianças e idosos  esperando em filas de hospitais para conseguir uma consulta ou atendimento, porque os gestores estão comprometidos com outras ações.
 
“Esse quadro de descaso também é registrado no Pronto Socorro 28 de Agosto, no João Lúcio, no Platão Araújo e em tantos outros da nossa cidade”, disse ele. “O que nós queremos é que o Governo do Estado responsa pelos seus crimes e que o governo municipal passe a limpo essa história”, concluiu.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados