Manaus, 26 de Abril de 2024

Bibiano lembra morte do padre Rog?rio e cobra Plano Estrat?gico de Seguran?a

Vereador Bibiano cobra solu??o para crime do padre Rog?rio Ruvoletto, at? hoje n?o solucionado

Política | 19/09/2016 - 12:00
Foto: Assessoria de Imprensa

O vereador Bibiano durante a 8? Caminhada pela Paz Padre Rog?rio Ruvoletto

Vereador Bibiano cobra solução para crime do padre Rogério Ruvoletto, até hoje não solucionado
 
O vereador Professor Bibiano Garcia, lembrou na manhã da segunda, 19, o assassinato do padre Rogério Ruvoletto, registrado há sete anos em Manaus, lançou um “Grito de Justiça”, cobrou a solução do latrocínio e a implantação de um Plano Estratégico de Segurança para todos os cidadãos. 
 
Durante o seu pronunciamento na Câmara Municipal de Manaus, Bibiano destacou a importância do trabalho do padre e afirmou que “o sangue de um dos primeiros missionários que a Diocese de Pádua, na Itália, enviou para a Amazônia, fecundou a missão entre nós, fazendo-nos uma verdadeira rede de comunidades”.
 
“Pautamos o nosso mandato em defesa da vida. Agradeço o Deus da vida pelo tempo convivido com nosso irmão, padre Rogério, a sua disponibilidade missionária e o testemunho de vida sacerdotal”, afirmou.
 
Bibiano destacou, ainda, que no sábado, 17, participou da “8ª Caminhada pela Paz Padre Rogério Ruvoletto”, realizada pela igreja católica, setor padre Rogério.
 
Ele deixou claro, também, que não gostaria que a morte do padre fosse incluída no rol dos casos de assassinatos não solucionados e cobrou o empenho de todos os parlamentares para a efetiva aprovação de políticas públicas preventivas destinadas a atender a população, particularmente a parcela mais pobre.
 
“Não gostaríamos que esse fosse mais um crime incluído no ranking dos casos de assassinato não solucionados em nossa cidade. O que nós queremos é que o poder público faça o seu papel e o Governo do Estado implante um Plano Estratégico de Segurança”, afirmou, destacando o trabalho social realizado pelo religioso na cidade. 
 
Preocupação 
 
Bibiano lembrou de recente reunião com o secretário Sérgio Fontes, durante a qual  cobrou a implantação de um plano de segurança publica, bem como a  reforço do policiamento e o imediato retorno do programa “Ronda nos Bairros”.
 
Bibiano disse ter ficado preocupado com a resposta do titular da pasta, destacando que o Governo do Estado estava quebrado e não tinha dinheiro para priorizar o reforço da segurança.
 
“Não podemos ficar calados diante do crescente índice de violência registrado em nossa cidade. Devemos manifestar a nossa indignação e promover ações para evitar que nossas crianças tornem-se vítimas dessa violência”, disse ele, lembrando que quem mais sofre com o descaso são “os mais pobres e os jovens da periferia”.
 
Bibiano apontou como politica de prevenção à violência a construção das creches que o prefeito de Manaus, Artur Neto, prometeu, bem como áreas de lazer para as crianças, praças e equipamentos públicos para atender jovens e adultos. 
 
“Não podemos negligenciar sobre este assunto. Precisamos nos mobilizar e atuar, cobrando a implantação das políticas públicas que os nossos jovens têm direito. Se nos calarmos estaremos praticando o crime da omissão e eu não quero fazer parte desse grupo”, destacou.
 
Padre missionário
 
Para Bibano, o assassinato de Rogério Ruvoletto deve ser tratado levando em conta a figura do padre missionário, que era uma figura carismática e humana, que não media esforços para atender as demandas de todos os que lhe procuravam.
 
O padre estava atuando com a comunidade de Santa Etelvina, organizando projetos sociais e passeatas em favor de melhorias para os moradores do bairro. 
 
O padre Rogério foi assassinado no dia 19 de setembro de 2009, com um tiro na cabeça. A polícia suspeita de latrocínio, mas até hoje não solucionou o caso.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados