Manaus, 26 de Abril de 2024

Bibiano quer saber o que a lavanderia contratada pela Prefeitura estava lavando

Vereador cobra instala??o de CPI para esclarecer todos os fatos apontados pela "Maus caminhos" na ?rea da sa?de

Política | 18/10/2016 - 14:05
Foto: Foto - Tiago Corr?a - CMM

Bibiano defende instala??o de CPI para esclarecer den?ncias na ?rea da sa?de

Vereador cobra instalação de CPI para esclarecer todos os fatos apontados pela operação "Maus caminhos" na área da saúde
 
O vereador Professor Bibiano Garcia manifestou na manhã da terça-feira, 18, a sua inquietação com os desmandos registrados na saúde municipal e a falta de interesse da Câmara Municipal de Manaus em investigar irregularidades apontadas pela Polícia Federal, particularmente para saber o que a lavanderia "contratada indiretamente" pela administração Artur Neto (PSDB) estava lavando.
 
Apontando matéria publicada na terça-feira, 18, pelo jornal "A Crítica", indicando contratos "irregulares" firmados pela Secretaria Municipal de Saúde com a firma Silvio Correia Tapajós e Cia Ltda, uma das investigadas pela PF na operação "Maus Caminhos", Bibiano  destacou que no local indicado como sede da empresa, especializada em prestar serviços na área da saúde e contratada para realizar campanha de vacinação, funcionava uma lavanderia.
 
"A situação até seria cômica, se não fosse trágica, porque no local onde deveria funcionar uma empresa especializada em serviços na área de saúde funciona uma lavanderia. O que está sendo lavado nessa lavanderia?", questionou, destacando que os fatos precisam ser melhor esclarecidos.
 
Confirmando o que havia dito na segunda-feira, 17, o vereador Bibiano protocou na manhã da terça-feira, 18, na Polícia Federal e no Ministério Público do Amazonas denúncias e pedidos de investigação sobre possível conexão entre os ilícitos investigados no âmbito da operação "Maus Caminhos" e os fatos descritos nas reportagens do jornal "A Crítica", de Manaus. 
 
Passar a corrente 
 
Segundo Bibiano, se a Câmara não quer fazer o seu papel e investigar as denúncias apontadas pela operação "Maus Caminhos", da Polícia Federal, para saber onde estão sendo aplicados e investidos os recursos públicos, "é melhor passar a corrente e fechar as portas do Legislativo municipal".
 
"O que nós queremos é que não pairem dúvidas sobre esse poder, cuja principal atribuição é fiscalizar os atos do Executivo municipal", disse ele.
 
Bibiano disse, ainda, que os vereadores não podem ficar de braços cruzados e esperar que somente a Polícia Federal faça o seu papel de investigar as denúncias sobre prováveis atos de corrupção e desvios de recursos públicos. 
 
Para demonstrar que o seu mandato foi pautado na cobrança e na fiscalização do Executivo municipal, Bibiano pontuou algumas ações protocoladas no Ministério Público e na Justiça e destacou a do superfaturamento dos contratos dos aluguéis de prédios para abrigar escolas, em 2013 e a destinada a apurar um "rombo" na Manausprev, em 2014.
 
"Questionamos, também, a falta do repasse do fardamento escolar, denunciamos a falta de transparência na aplicação dos recursos do Fundeb e a  existência de mais de seis mil bueiros sem tampa em nossa cidade", explicou, lembrando que dois ex-secretários foram obrigados pela Justiça a devolver quase R$ 9 milhões aos cofres públicos no processo do superfaturamento dos contratos dos aluguéis.
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados