Manaus, 26 de Abril de 2024

J? tem deputado reeleito trabalhando para conquistar a presid?ncia da Assembleia

Adjuto, Belarmino e Dermilson disputariam posi??o com vit?ria de Amazonino, enquanto Serafim seria o candidato com a elei??o de Wilson

Política | 16/10/2018 - 11:20
Foto: Reprodu??o

Fachada da Aleam

 

Adjuto, Belarmino e Dermilson disputariam posição com vitória de Amazonino, enquanto Serafim seria o candidato com a eleição de Wilson

Por Warnoldo Maia de Freitas
 
O processo eleitoral para a escolha do novo governador do Amazonas ainda não terminou, mas já tem deputado reeleito trabalhando nos bastidores da Assembleia Legislativa do Estado (ALEAM) para reeleger o governador tampão Amazonino Mendes (PDT), que enfrenta o jornalista Wilson Lima (PSC) neste segundo turno desta eleição, e consolidar o sonho de voltar à presidência daquela Casa.
 
As indefinições existem porque os 11 parlamentares reeleitos e, portanto, habilitados a disputar a presidência da Aleam, uma vez que o Regimento Interno daquela Casa veda a candidatura dos cristãos novos, são de grupos políticos diferentes e alguns são aliados conhecidos de Amazonino, enquanto outros simpatizam com Wilson Lima ou são independentes.

Cotações
 
 
Adjuto Afonso                                                                             Belarmino Lins
 
 
Dermilson Chagas                                                                      Serafim Corrêa
 
Adjuto Afonso, por exemplo, do PDT, partido do atual governador, Belarmino Lins, governista de carteirinha, e Dermilson Chagas, que também é do PP, além de líder do governo na Aleam, despontam, respectivamente, como favoritos caso Amazonino Mendes consiga conquistar a reeleição.
 
Já numa provável vitória de Wilson Lima, o deputado estadual Serafim Corrêa, presidente de honra do PSB, despontaria como um forte candidato à presidência da Aleam, porque é considerado “uma pessoa séria e de confiança” e tem a habilidade política e o conhecimento necessário para comandar o Legislativo estadual.
 
De acordo com os bem relacionados com o poder, os ex-presidentes Josué Neto e Ricardo Nicolau, do PSD do senador Omar Aziz, não devem disputar a Presidência da Aleam, mas são cotados para cargos importantes na Mesa Diretora.
 
O mesmo ocorreria com Cabo Maciel (PR), Augusto Ferraz (DEM), Sinésio Campos (PT), Dr. Gomes (PRP) e Alessandra Campelo, do MDB do senador reeleito Eduardo Braga.
 
Vale destacar que o Partido Progressista (PP) de Belão e Dermilson, bem como o Partido Verde (PV), ambos da base de Amazonino, elegeram sete parlamentares e vão contar com uma bancada forte que não pode ou deve ser menosprezada ou deixada de lado na hora da composição da Mesa Diretora.
 
Já o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), que elegeu três parlamentares pela sua coligação - Wilker Barreto e Felipe Souza, além do delegado Péricles, do PSL -, trabalha pela reeleição de Amazonino e não se sabe, ainda, qual caminho seguirá se ocorrer a derrota do seu candidato. 
  
Resta esperar o resultado das urnas, no próximo dia 28 deste mês, e a efetiva consolidação das alianças políticas para se ter uma melhor noção dos “humores” do Legislativo estadual a partir de 2019.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados