Manaus, 26 de Abril de 2024

Jos? Ricardo acena com programa municipal Minha Casa, Minha Vida

Candidato aponta necessidade da Prefeitura de Manaus ter uma pol?tica de moradia para as fam?lias de baixa renda

Política | 21/08/2016 - 14:35
Foto: Assessoria de Imprensa

O candidato Jos? Ricardo durante encontro com integrantes do "Movimento Mulheres por Moradia Orqu?dea",

A militância e os apoiadores da Coligação “Compromisso com o Povo” participaram neste domingo (21) de “bandeiraço” na Bola do Produtor, Zona Leste, apresentando o candidato a prefeito de Manaus, José Ricardo (PT), e seu vice, Yann Evanovick (PCdoB), e as propostas que estão defendendo no Plano de Governo para Manaus, com ênfase na política de habitação e fundiária.

José Ricardo também participou de reunião com comunitários e integrantes do Movimento Mulheres por Moradia Orquídea, ouvindo propostas da candidata a vereadora, Cristiane Salles, e demandas da área da habitação. Ela falou da necessidade da Prefeitura de Manaus ter uma política de moradia para as famílidas de baixa renda, com a construção de casas populares.

“Apesar de Manaus estar no topo de déficit habitacional (com 22,9%), conforme pesquisa do Ministério das Cidades/2015, a Prefeitura de Manaus tem pouquíssimos projetos habitacionais para a capital. Hoje, quem quiser comprar um lote de terra, para famílias de baixa renda, não irá encontrar. E sempre digo que as ocupações são reflexos da ausência do poder público e da falta de investimentos em moradias populares”, declarou o candidato, ressaltando que moradia é um direito humano e deve fazer parte dos programas sociais do Município. “Por isso, essa área está sendo contemplada no nosso Plano de Governo para Manaus”.
 
Como propostas na área da política habitacional, os candidatos destacam a implementação de um programa de construção de unidades habitacionais de interesse social, em parceria com o Programa Minha Casa Minha Vida, para atender famílias de baixa renda e que morem em áreas de risco. E mais: criação do Plano Municipal de Habitação, transparente e que prime pela função social inclusiva; criação da Secretaria Municipal de Habitação e Questão Fundiária, além de criar o Banco de Dados das Terras Urbanas de Manaus e o Cadastro Único Fundiário.

Moradia

Como deputado estadual, José Ricardo sempre apoiou a reivindicação dos movimentos sociais que lutam por moradia. Na Assembleia Legislativa, apresentou Projeto de Lei para se tornar obrigatória a disponibilização na internet dos cadastros das famílias inscritas e em espera nos programas habitacionais do Estado, bem como a relação dos contemplados.

“Uma forma de dar transparência, a fim de que a população acompanhe e verifique se todos os contemplados são realmente os que estão cadastrados”, disse ele, que também realizou audiências públicas no parlamento para garantir recursos para as indenizações dos moradores atingidos pelos projetos de intervenção urbana na cidade de Manaus, como da Comunidade Arthur Bernardes, no São Jorge, e do Igarapé do Bindá, bairro da União.

Como agenda de rua desta segunda-feira (22), os candidatos estarão às 8h no “bandeiraço”, junto com a militância, na entrada do bairro do Manoa, Zona Norte, e à noite, a partir das 21h, participam do primeiro debate na televisão.
 

 

ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados