▸ Acompanhe nas redes

NOTÍCIAS / politica
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

09.03.2019 - 06:50  |  ESMAM

Mauro Campbell fará palestra sobre a judicialização da saúde na visão dos tribunais superiores

Assessoria de Imprensa

Mauro Campbell

A Aula Magna está marcada para 10 horas, no auditório do prédio anexo ao edifício-sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM),no Aleixo,
 
A abertura do ano letivo de 2019 da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) terá a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques, que irá proferir a Aula Magna da instituição, marcada para a próxima segunda-feira, dia 11 de março. O magistrado abordará “A Judicialização da Saúde na Visão dos Tribunais Superiores”, tema que vem sendo cada vez mais debatido por juristas brasileiros, principalmente devido a um protagonismo que o Judiciário vem exercendo na efetivação da prestação de serviços de saúde em todo o País. 
 
A judicialização da saúde envolve questões como o fornecimento de remédios, disponibilização de exames de saúde e tratamento de doenças. No ano passado, o juiz federal Clenio Schulze, do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4), afirmou, em Manaus, que 1,5 milhão de ações relacionadas à saúde tramitavam na justiça brasileira e que o País vivia o “fenômeno da judicialização da saúde”, tornando a Justiça como o principal canal para a garantia desse direito constitucional. Entre janeiro e agosto de 2018, a Defensoria Pública do Amazonas ingressou com 270 ações na Justiça Estadual para assegurar o acesso de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) a serviços ofertados pelo Estado. O número, conforme a DPE, era 75% maior que todos os processos sobre o assunto registrados em 2017.
 
Campbell
 
Mauro Campbell é amazonense e ministro do STJ há 11 anos. Foi promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas e, por três vezes, procurador-geral de Justiça. Exerceu ainda o cargo de corregedor-geral da Justiça Federal, em substituição ao ministro Og Fernandes. No ano passado, Campbell presidiu a Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados, constituída para elaborar o Anteprojeto de Reforma da Lei de Improbidade Administrativa. O trabalho foi entregue em junho de 2018 à Presidência da Câmara Federal.
 
A Aula Magna está marcada para 10 horas, no auditório do Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo ao edifício-sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), localizado na Avenida André Araújo, bairro do Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus. As inscrições continuam abertas e são gratuitas. Qualquer pessoa pode participar. Os interessados devem acessar o site da escola (www.tjam.jus.br/esmam) para fazer sua inscrição. 

MAIS NOTÍCIAS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CURTA-NOS