Manaus, 26 de Abril de 2024

PF cumpre 29 mandados de pris?o em opera??o contra extra??o ilegal de madeira na Amaz?nia

Informa?es preliminares revelam que a PF deteve, no in?cio da opera??o, Jos? Leland Barroso, superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov?veis (Ibama), no Amazonas.

Geral | 25/04/2019 - 07:35
Foto: Reprodu??o
Informações preliminares revelam que a PF deteve, no início da operação, José Leland Barroso, superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Amazonas.
 

A Polícia Federal, com o apoio do Ministério Público Federal, deflagrou nesta na manhã desta quinta-feira, 25/4, a operação Arquimedes para cumprir 23 mandados de prisão preventiva e seis de prisão temporária, além da autorização de bloqueio de R$ 50 milhões nos CNPJ´s das empresas investigadas por extração e comércio ilegal de madeira na Amazônia e outras 18 medidas cautelares.

 
Informações preliminares revelam que a PF deteve, no início da operação, José Leland Barroso, ex-superintendente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Amazonas.
 
José Leland Barroso foi investigado em 2018 pelo Ministério Público por “omissões” em relação ao Documento de Origem Florestal (DOF), atual Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), em inquérito assinado pelo Procurador da República, Leonardo de Faria Galiano. 
 
Nova ferramenta 
 
A operação marca o início da utilização de uma ferramenta tecnológica de imagens de satélite que possibilita à Polícia Federal identificar novos focos de desmatamentos quase que diariamente, o que resultou numa melhor fiscalização e no aumento das ações in loco para desarticular esquema de corrupção responsável por extração ilegal de madeira.
.
 
A operação investiga a corrupção entre servidores de órgão ambiental estadual, engenheiros ambientais, detentores de planos de manejo e proprietários de empresas madeireiras.
 
A PF atua em duas principais frentes de investigação criminal por meio de dois Inquéritos Policiais: a primeira, sobre a extração, exploração e comércio ilegais de madeira, e, a segunda, sobre a corrupção entre servidores de órgão ambiental estadual, engenheiros ambientais, detentores de planos de manejo e proprietários de empresas madeireiras.
 
Mandados
 
Foram expedidos 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, 109 mandados de busca e apreensão cumpridos nos estados do AC, AM, MG, MT, PR, RO, RR, SP e no Distrito Federal, além da autorização de bloqueio de R$ 50 milhões nos CNPJ´s das empresas investigadas e outras 18 medidas cautelares.
 
A operação já apreendeu em dezembro de 2017 mais de 400 contêineres no porto em Manaus, contendo aproximadamente 8.000 m³ de madeira em tora com documentação irregular, que pertenciam a mais de 60 empresas de madeira. A madeira tinha como destino o mercado doméstico e internacional, sendo 140 contêineres destinados à exportação para países da Europa, Ásia e América do Norte. 
 
Os investigados responderão, dentro das suas condutas, pelos crimes de falsidade ideológica no sistema DOF, falsidade documental nos processos de concessão e fiscalização de PMFS (Plano de Manejo Florestal Sustentável), extração e comércio ilegal de madeira, lavagem de bens, direitos e valores, corrupção ativa e passiva e de constituição de organização criminosa.
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados