Manaus, 23 de Abril de 2024

Transferido para o dia 30 in?cio do festival na Bola da Suframa

Atraso no repasse de verba muda data do festival dos grupos da categoria Ouro na Bola da Suframa

Cultura | 12/07/2018 - 10:55
Foto: Reprodu??o
Atraso no repasse de verba muda data do festival dos grupos da cagegoria Ouro na Bola da Suframa 

Por Warnoldo Maia de Freitas
 
Mais uma vez a história se repete. O atraso registrado na liberação da “ajuda de custo” concedida pelo Governo do Amazonas aos grupos folclóricos da categoria Ouro provocou a transferência para o dia 30 de julho a data de abertura do 62º Festival Folclórico do Amazonas, inicialmente programado para ser realizado a partir da segunda-feira, 16, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, a conhecida Bola da Suframa, na zona Sul de Manaus.
 
Outro fator apontado pelos representantes de alguns dos 75 grupos da categoria Ouro, que lamentam o fato de o festival folclórico ser “julino e agostino, fora dos tradicionais festejos juninos”, diz respeito ao “péssimo estado de conservação do complexo instalado na Bola da Suframa” que, segundo eles “está totalmente entregue às baratas”.
 
“Entre ano e sai ano. Muda governo, muda secretário, mas a falta de respeito com o folclore da nossa terra permanece inalterado, o que é lamentável e preocupante”, afirmou um representante de grupo, que optou por não ter seu nome revelado por temer “represálias dos órgãos do governo”.
 
Segundo ele, como não houve “tempo hábil” para a Secretaria Estadual de Cultura repassar a cota de R$ 20 mil para cada uma das danças e como os grupos não podem receber depois de dançar, porque a legislação não permite, e eles também não têm meios para custear parte dessas despesas, a data do início do festival acabou sendo alterada.
 
Confira as novas datas  
 
 
 
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados