Manaus, 19 de Abril de 2024

CARTEIRO PROGRAMADO

Por: Edclei Estevam Vasconcelos
01/02/2018 - 06:05

Edclei Vasconcelos

 
* Edclei Estevam Vasconcelos
 
Certo dia, o carteiro que realizava entregas de encomendas em um shopping da cidade, foi ensinar o procedimento de entrega a um colega novato. 
 
O trabalho desse carteiro era o de entregar as encomendas – na época – de loja em loja, setor em setor do shopping. Algo que deve ser evitado, conforme manual de distribuição da empresa, em relação às entregas de encomendas em empresas, administrações de shoppings, portarias e condomínios da cidade, entre outros. 
 
Um fato interessante que chamou a atenção do carteiro novato, foi a irrestrita pontualidade do carteiro titular em relação ao tempo de espera determinado no manual da empresa, que é de três minutos.
 
 O carteiro executava a tentativa de entrega sempre zerando e olhando para o seu relógio, mencionando para o cliente que ele tinha três minutos para atendê-lo. Por isso, toda vez que chegava à loja, logo gritava para os responsáveis pelo recebimento das encomendas:
 
--  “Três minutos! Três minutos!”.
 
 De repente, surgia o responsável pelo recebimento das encomendas. Às vezes, quase atingindo os três minutos determinado pelo carteiro, em função da cobrança diária do seu supervisor e do manual da empresa.
 
Entre essas entregas, o carteiro novato passou por uma situação um tanto constrangedora. O carteiro titular o chamou para acompanhá-lo em mais uma entrega de objetos em uma determinada loja desse shopping. Ao adentrar na loja foi logo avisando:
 
--COORREEEIOS! COORREEEIOSS!  TRÊS MINUTOS! TRÊS MINUTOS, HEIN!?  
 
Nesse momento, a balconista estava atendendo um cliente da loja e para não ser indelicada e desrespeitosa com o cliente, pediu que o nobre carteiro a esperasse um pouquinho, que logo o atenderia. Mesmo assim, o carteiro titular olhou para o seu relógio e novamente gritou:
 
--COORREEEIOSS! CORRRREEEIOOSS! TRÊS MINUTOS! TRÊS MINUTOS!  
 
E em seguida, novamente a atendente pediu que o carteiro a esperasse só por um instante, que logo o atenderia.
 
Ele esperou, mas em seguida disse ao novato:
 
-- Vamos embora!?”
 
E em seguida, o carteiro novato pergunta:
 
-- Ei? Mas, e a cliente?.
 
Ele olha para o seu relógio... e diz:
 
-- TRÊS MINUTOS! TRÊS MINUTOS!  Em seguida sai da loja...
 
O carteiro novato também ficou surpreso com o procedimento do seu colega de trabalho. E, assim que ele sai da loja, a atendente pergunta para ele:
 
-- Por favor!  Esse seu amigo é doido!?
 
Meio desconfiado e sem jeito, ele respondeu: 
 
-- NÃO, MEU BEM. ELE É UM NOVO TIPO DE CARTEIRO DA EMPRESA, QUE É PROGRAMADO PARA IR EMBORA CASO O CLIENTE NÃO O ATENDA DENTRO DE TRÊS MINUTOS.”
 
Em seguida, ela respondeu: 
 
-- Mas ele não explode não, né!?. E começa a rir... 
 
Desconfiado, o novato responde: “Acho que só de raiva!! Mas isso depende do programa que a empresa inseriu na cabeça dele. Eu estou aprendendo o serviço”. 
 
Em seguida desabafa....
 
-- Espero não ter que passar por esse tipo de procedimento também porque, apesar das informações nos manuais da empresa, precisamos atender melhor os nossos clientes, ter flexibilidade, urbanidade, respeito, ser mais compreensivos, haja vista as inúmeras situações a que todos estamos expostos, isto porque todos nós estamos trabalhando e precisando dos nossos empregos... Mas não se preocupe, porque amanhã a gente volta de novo. É que pelo manual da Empresa temos de realizar duas ou três tentativas, dependendo do serviço”. 
 
* O carteiro gente boa 
 

 

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