Manaus, 18 de Abril de 2024

Conheça o Museu do STF sem sair de casa

No site do Tribunal, você pode fazer um tour virtual pelo novo espaço cultural, inaugurado em dezembro passado, para preservação e divulgação da memória institucional do STF.

Política | 06/01/2022 - 06:05
Foto: Banco Imagens STF
STF Notícias - 05/01/2022 16h48 

O Supremo Tribunal Federal (STF) conta, desde dezembro do ano passado, com um espaço destinado a preservar e a divulgar a memória institucional da Corte. Em uma área de quase mil metros quadrados, localizada no subsolo do edifício-sede do Supremo, o acervo exposto é bem diversificado, que pode ser conhecido por meio de um tour virtual, oferecido no site do STF.

Uma parte do acervo é documental, com processos importantes como habeas corpus impetrados por Ruy Barbosa, a primeira Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 1) e atas históricas, a exemplo da ata de instalação do Supremo, em 1891. O acervo fotográfico conta com registros originais, desde 1895, das diferentes composições da Corte, comendas, medalhas, moedas, utensílios pessoais dos ministros, mobiliário, presentes protocolares e obras de arte.

Virtual

Por enquanto, as visitas guiadas presenciais ao Supremo estão suspensas, em razão da pandemia da covid-19. Mas todo o acervo já foi digitalizado e pode ser conhecido por meio do tour virtual.

Na visita virtual, o usuário ainda será redirecionado para programas da TV Justiça relacionados ao tema pesquisado, além de poder visitar os demais edifícios que abrigaram a Suprema Corte brasileira desde a primeira sede, na Rua do Lavradio, no Rio de Janeiro (RJ), até o atual endereço na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

Projeto

O projeto do Museu do STF foi idealizado pelo arquiteto modernista Paulo Mendes da Rocha, falecido em maio de 2021, aos 92 anos. Reconhecido internacionalmente como um dos cinco mestres da arquitetura especializados na área de museus, ele ganhou, em 2006, o prêmio Pritzker, considerado o “prêmio Nobel da arquitetura”.

A obra contou com o patrocínio do Banco de Brasília (BRB), além de parcerias firmadas com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foram cedidos espaços da área do Museu para exposições periódicas sob a curadoria da AMB e da OAB, como forma de reconhecimento da importância da magistratura e da advocacia brasileiras para a história institucional do STF.

Clique AQUI para a visita virtual.
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados