Telefonema dos estelionatários tenta fazer você agir sem pensar e cair no golpe.
Da redação -
Cuidado e atenção ao atender telefonemas desconhecidos para não ser levado pela emoção da informação passada pelos estelionatários e acabar caindo no chamado "GOLPE DO NOVO NÚMERO", que pode abrir o acesso para a sua conta bancária.
O golpe funciona basicamente dessa forma.
Ao atender a um telefonema você ouve UMA VOZ, do outro lado da linha, te informando que é do seu banco e que um NÚMERO NOVO DE TELEFONE acabou de ser adicionado para ter acesso à sua conta bancária por meio do aplicativo do seu banco.
Em seguida, a VOZ pede para você teclar o NÚMERO UM, caso você reconheça como verdadeira a adição de um novo número e tenha autorizado o "esse tal novo número" a ter acesso a sua conta bancária.
Ou no NÚMERO DOIS caso você não reconheça como verdadeira e não tenha autorizado a adição do novo número.
A meta dos estelionatários é levar você, tomado pela emoção do momento, a agir de forma imediata e teclar em qualquer uma das opções para que eles possam completar o golpe.
Portanto, CUIDADO para não cair no golpe de estelionato qualificado, previsto no artigo 171 do Código Penal.
Basta ouvir a informação da VOZ ANÔNIMA e desligar o telefone.
Número usado para a tentativa do golpe
Um amigo acabou de receber a ligação do "GOLPE DO NOVO NÚMERO". Escutou atentamentea a conversa sem falar nada, fez um print do número e repassou a informação à gerente da sua conta bancária.
O importante é não dizer nada, porque um SIM dito sem pensar pode facilitar a aplicação do golpe.