Manaus, 16 de Abril de 2024

422 postos v?o vacinar contra INFLUENZA em Manaus neste s?bado

Para facilitar o acesso de quem ainda precisa receber a vacina, haver? postos em todos os bairros.

Cidade | 09/07/2021 - 19:05
Foto: Semcom - Manaus
Para facilitar o acesso de quem ainda precisa receber a vacina, haverá postos em todos os bairros.
 

O 'Dia D' de vacinação contra a influenza (gripe), que a Prefeitura de Manaus realizará no sábado, 10/7, terá 422 postos distribuídos por toda a cidade, funcionando das 8h às 16h. A ação tem como objetivo aumentar a cobertura da campanha, cuja meta é imunizar 90% do público-alvo dos 17 grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS), que em Manaus corresponde a 642.003 pessoas. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) indicam que até esta quinta-feira, 8/7, apenas o grupo de gestantes e puérperas (mães no pós-parto até 45 dias) havia alcançado a meta.

Para facilitar o acesso de quem ainda precisa receber a vacina, haverá postos em todos os bairros, incluindo postos volantes, supermercados, igrejas, farmácias e drogarias, associações comunitárias, Unidades Básicas de Saúde, lanchonetes, bancas de jornais, entre outros pontos onde haja grande circulação de pessoas. A lista pode ser consultada no site da Semsa, por meio do link bit.ly/diadinfluenza.

“É muito importante que as pessoas desses grupos procurem nossos postos para receber a vacina que protege da gripe, que tem grande potencial de transmissão. Os sintomas podem ser confundidos com os da Covid-19, por isso, precisamos ter o maior número possível de pessoas protegidas também contra essa doença. Já a partir de segunda-feira, estenderemos essa imunização para a população geral em nossas 171 salas de vacina, cumprindo a determinação do prefeito David Almeida de adotar todas as estratégias possíveis para ampliar a nossa cobertura vacinal”, alertou a secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe.

Grupos

A campanha de vacinação contra a influenza foi iniciada no dia 12 de abril deste ano, com a meta de vacinar 90% dos grupos prioritários que incluem, além das gestantes e puérperas, crianças de seis meses a menores de seis anos; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiências permanentes; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Shádia Fraxe, orienta que quem pertencer a esses grupos e tiver tomado a vacina contra a Covid-19, deverá aguardar um intervalo de 14 dias entre os dois imunizantes.

“São duas vacinas de extrema importância para a saúde pública, principalmente na situação de pandemia que ainda estamos vivendo. Precisamos alcançar o máximo de pessoas do público vacinável também contra a influenza”, destacou.

Para receber a vacina contra a gripe, é preciso apresentar a carteira de vacinação, um documento de identificação original, com foto, contracheque ou a carteira de trabalho, que comprove o vínculo empregatício (no caso dos professores, dos trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas e funcionários do sistema prisional). Os caminhoneiros devem levar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria D ou E.  

Covid - 19 

A Semsa está organizando a logística para vacinação nesta sexta-feira, ampliando a quantidade de postos de imunização, além dos sete tradicionais, em todas as zonas da cidade, mais três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) por Distrito (Norte, Sul, Leste, Oeste), totalizando, aproximadamente 20 postos de vacinação.

Nesta sexta-feira, todas as pessoas acima dos 20 anos poderão procurar um dos postos de vacinação, entre 9 e 18h, e se vacinar com a primeira dose do imunizante contra Covid-19, apresentando documento com foto original e um comprovante de residência, com cópia.

Postos

Shopping Phelippe Daou, avenida Camapuã, 2.939, Jorge Teixeira, zona Leste

Apenas para pedestres

Parque Municipal do Idoso (PMI), rua Rio Mar, 1.324, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul

Apenas para pedestres

Studio 5 Centro de Convenções, avenida General Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3.555, Distrito Industrial 1, zona Sul

Apenas para pedestres

Centro de Convenções Vasco Vasques, avenida Constantino Nery, 5.001, Flores, zona Centro-Sul

Apenas para pedestres

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, rua Gandu, 119, Cidade Nova, zona Norte

Apenas para pedestres


Clube do Trabalhador do Sesi/AM, avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1, zona Leste

Para pedestre e drive-thru

Centro de Convenções de Manaus, “sambódromo”, avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste

Apenas drive-thru
 
Os outros postos de vacinação, disponíveis para essa sexta-feira poderão ser consultados nos sites oficiais da prefeitura e da Semsa, além das redes sociais em perfis oficiais, Facebook e Instagram.
 
 

 

 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados