Manaus, 19 de Abril de 2024

A partir do s?bado vacina??o contra a Covid-19 alcan?a novos grupos em Manaus

Prefeitura de Manaus trabalha para alcan?ar todos os grupos estabelecidos pelo Minist?rio da Sa?de

Cidade | 02/06/2021 - 05:55
Foto: Semcom - Manaus

 Prefeitura de Manaus trabalha para alcançar todos os grupos estabelecidos pelo Ministério da Saúde

 
A Prefeitura de Manaus segue intensificando o ritmo da imunização contra a Covid-19, e além de iniciar a vacinação do público de 18 a 59 anos sem doenças preexistentes, começará a atender, no próximo sábado, 5/6, os trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e caminhoneiros, para a aplicação da primeira dose da vacina. Na segunda-feira, 7/6, será a vez da população privada de liberdade e dos funcionários do sistema de privação de liberdade (policiais penais e demais funcionários, com exceção dos trabalhadores de saúde).

Essas categorias estão incluídas na lista de grupos mais vulneráveis aos efeitos do novo coronavírus, definida no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

“Estamos perto de alcançar todos os grupos que os técnicos do Ministério da Saúde estabeleceram como prioritários para receber a vacina e já começamos a avançar para a população em geral. Isso é possível porque nossa equipe de coordenação da Secretaria Municipal de Saúde trabalha de forma organizada, planejada, fazendo o uso racional das doses que vamos recebendo. Nossa meta é que todas as pessoas aptas a serem imunizadas recebam a vacina no mais curto espaço de tempo que nos for permitido”, afirma o prefeito David Almeid

Para receber a vacina, os motoristas, cobradores e administradores de linhas, que integram o grupo de trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, deverão apresentar documento de identificação original com foto, CPF e contracheque ou carteira de trabalho assinada, que comprove o vínculo empregatício. Os caminhoneiros precisarão apresentar a Carteira Nacional de Habilitação, nas categorias D e E.

PcD

Além disso, a Semsa também começa a vacinar, já nesta terça-feira, 2/6, os pais de crianças com deficiência permanente (PcD). O atendimento a essas pessoas será no posto de vacinação do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, na zona Norte. Será necessário apresentar documento de identidade original, com foto, CPF, certidão de nascimento do filho e laudo médico que comprove a deficiência do filho.

A inclusão desse grupo na vacinação, acatada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM), foi iniciativa da Defensora Pública da Mulher, Caroline da Silva Brás.

Também para essas pessoas será observado o critério de idade por dia da semana, iniciando com os pais de 55 a 59 anos.

Cadastramento

A secretária titular da Semsa, Shádia Fraxe, reforça a importância do cadastramento na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), a fim de dar celeridade ao atendimento no ponto de vacinação, evitando aglomerações, uma vez que o sistema realiza o agendamento para horários e locais, de acordo com o endereço residencial informado no cadastro, para que não haja grande concentração de pessoas em cada ponto.

“A divisão dos grupos é feita com muita responsabilidade, pela equipe técnica responsável pela Divisão de Imunização. Além disso, seguimos o Plano Nacional do Ministério da Saúde, mas dependemos da quantidade de doses que vai chegar. Por essa razão, faremos o anúncio semanal, para que essas pessoas possam ser vacinadas”, explica.

Postos exclusivos

Shádia ressalta que dois pontos de vacinação não estarão disponíveis para a população geral. O que funciona no Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, zona Norte, passa a atender, a partir desta quarta-feira, 2/6, exclusivamente os remanescentes dos grupos de idosos, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, gestantes e puérperas, trabalhadores da educação, além dos pais de crianças com deficiência permanente.

No posto da Escola de Enfermagem de Manaus, na zona Sul, serão atendidos apenas os remanescentes dos grupos de trabalhadores da saúde, além das forças de segurança e as Forças Armadas.

Pontos de vacinação

Zona Norte

Estacionamento do supermercado Coema

Avenida Torquato Tapajós, nº 5.890, bairro Novo Israel

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222, bairro Crespo)

Universidade Paulista – Unip

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, bairro Parque 10 de Novembro

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, bairro São José 1

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM

Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, bairro Planalto

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, conjunto Dom Pedro, bairro Alvorada
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados