Manaus, 27 de Marco de 2025

Alegoria despenca de 15 metros em Festival de Cirandas, em Manacapuru

Parentes das vítimas aguardam explicações da perícia e do Corpo de Bombeiros

Cultura | 29/08/2022 - 07:30
Foto: Reprodução TV

Momento da queda da alegoria

 Da redação

A última noite do Festival de Quadrilhas de Manacapuru, no domingo, 28/08, foi marcado por uma tragédia, após um guindaste tombar e uma alegoria com 25 pessoas despencar de 15 metros de altura, no início da apresentação da Ciranda Flor Matizada.

De acordo com informações preliminares, o acidente ocorreu quando o cordão de cirandeiros estava adentrando a arena, no Parque do Ingá, e na opinião de quem estava acompanhando a apresentação, "infelizmente, o guindaste utilizado não era apropriado para suportar o peso de tantas pessoas, mais o módulo da alegoria".

Sem explicações

Alcançados pelo whats app alguns membros da direção da Flor Matizada optaram por não falar sobre o acidente, alegando não dispor de informações precisas sobre as prováveis causas do ocorrido.

Todos fizeram questão de ressaltar que, no momento, estavam "focados" no apoio às vítimas do acidente, tanto em Manaus quanto em Manacapuru, mas não responderam se os equipamentos utilizados haviam sido liberados, recebido o sinal verde do Corpo de Bombeiros para serem utilizados. 

Alguns parentes das vítimas afirmaram que estão "aguardando, ansiosos", as explicações da perícia técnica e aproveitaram para cobrar respostas dos responsáveis pela organização do festival e do Corpo de Bombeiros, porque acreditam que "os equipamentos usados devem ter sido vistoriados, aprovados e liberados pelos técnicos dos bombeiros para a utilização no festival".

O acidente serve de "alerta geral" para as autoridades, porque é comum no Amazonas o uso de guindastes  para a elevação e exibição de alegorias nos diversos festivais folclóricos realizados em todo o estado. 
 
Veja fotos da queda
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2025. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados