Pelo visto, ou o governador Wilson Lima d? um chega pra l?, dos veras, nos amigos do peito, e diz que cansou de atur?-los, ou vai continuar tendo a imagem arranhada e comprometida, para a vergonha dos amazonenses
Pelo visto, ou o governador Wilson Lima dá um chega pra lá, dos veras, nos amigos do peito, e diz que cansou de aturá-los, ou vai continuar tendo a imagem arranhada e comprometida, para a vergonha dos amazonenses.
Por Warnoldo Maia de Freitas
Depois de ter a imagem do seu governo severamente arranhada, graças a escaramuça colocada em prática por alguns amigos, que resolveram aproveitar o momento e superfaturaram o preço daqueles famosos 28 respiradores hospitalares vendidos para o Governo do Amazonas, o governo Wilson Lima (PSC/AM) voltou a brilhar, de forma negativa, na noite desta quarta-feira, 12/08/2020, no jornal da Globo, graças às máscaras faciais "gigantes" distribuídas aos alunos da rede estadual de esnino pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/AM), que pagou R$ 2,3 milhões por um milhão de máscaras à empresa Nilcatex Textil Ltda,de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS).
Quer dizer, o Governo do Amazonas tinha tudo para "brilhar" de forma positiva no cenário local e nacional, melhorar a sua imagem diante da opinião pública se tivesse adotado uma medida simples e mandado comprar as máscaras faciais de empresas instaladas em Manaus ou no interior, porque beneficiaria de forma direta milhares de costureiras e mães de famílias, bem como várias empresas do ramo de confecções que estão tendo que "se virar nos trinta" para superar as dificuldades financeiras geradas pela pandemia do novo coronavírus.
As máscaras gigantes viraram motivo de chacota e de memes
Adotando essa medida simples, de comprar, primeiro, dos fornecedores do estado, o Governo Wilson Lima teria feito circular mais dinheiro na economia local, ajudado a manter empregos e gerar renda, impostos e mais consumo, tanto em Manaus quanto nos municípios, fazendo rodar a roda da economia no próprio estado.
Após adotar essa estratégia simples, ao invés de importar ou comprar de amigos especiais, o governo poderia mandar os seus marqueteiros produzir peças publicitárias mostrando que, durante a crise do novo coranavírus, o Governo do Amazonas havia dado o exemplo e optado por valorizar a chamada prata da casa, mandando produzir as agora famosas máscaras faciais pelas costureiras amazonenses.
Diante dos fatos mais recentes, que tanto têm ajudado a arranhar a imagem do seu governo, com a divulgação de escândalos e "medidas equivocadas", é possível afirmar que, ou o governador Wilson Lima assume, de fato, o comando do Estado e deixa de ouvir "os seus melhores amigos", ou corre o risco de continuar vendo o nome do seu governo nas manchetes dos jornais locais e da grande mídia.
Tudo indica que as máscaras vão continuar caindo, mas ainda não dá para dizer se, daqui para a frente, o que vai ser visto serão belos sorrisos ou gemidos, choros e lamentos.
Mas, uma coisa parece bem certa: A sede de muitos parece ser, mesmo, insaciável.
Uniformes da China
O episódio das máscaras gigantes distribuídas, agora, pela Seduc, nos faz lembrar aquela história marota do ex-governador Amazonino Mendes, que mandou buscar milhares de uniformes da China para atender aos alunos das camadas menos favorecida da população.
A propaganda oficial deu destaque especial ao fato, a iniciativa do governante que, comprometido em proporcionar as melhores condições para os alunos, havia mandado importar uniformes especiais para a garotada.
A encomenda demorou a chegar à capital do Amazonas, porque o grande volume vinha de navio.
E quando chegou, depois de uma eternidade, acabou virando, como se diz, "a pidada do século", porque todas as calças dos uniformes haviam sido confeccionadas de acordo com modelos chineses pequenininhos, franzinos, gitinhos e não serviram para vestir os nossos "caboquinhos" parrudos.
Virou piada. Mas pouca gente lembra.