Manaus, 20 de Abril de 2024

Artistas da periferia produzem programa "Música do Norte"

A atividade é resultado das ações do Projeto Perifacine, que propõe aula prática de direção de produção audiovisual.

Cultura | 18/03/2024 - 09:35
Foto: Reprodução

 Os artistas  André Cavalcante, Juan Lopes, Zion Simas e Rafael Rodrigues atuaram na produção dos episódios do web programa “Música do Norte”, que será lançado no próximo mês. A atividade é resultado das ações do projeto Perifacine, que durante os dias 9, 21 e 23 de fevereiro de 2024, ofereceu no Centro de Convivência Padre Pedro Vignolia, localizado na Cidade Nova, zona Norte de Manaus,oficinas gratuitas de direção de produção audiovisual para artistas que buscam utilizar o audiovisual como ferramenta de trabalho. Além de participarem das gravações do web programa, os selecionados  receberam uma bolsa de R$300.


A primeira edição do projeto Perifacine, é uma iniciativa da Pedra de Fogo (@pedradefogo),  produtora de projetos independentes voltados aos segmentos artísticos e de formação. Desde 2019, já produziu atividades como “Bemdito sião: cultura e empoderamento na escola” e a série "Recabanos", indicada ao Prêmio Mapyngua Nerd nas categorias melhor roteiro e colorista em sua HQ de estreia.

Segundo a produtora executiva e instrutora, ISIS de Manaus, o projeto PerifaCine tem como principal objetivo democratizar o acesso do audiovisual nas periferias de Manaus. 

“Ao longo de uma semana realizamos a oficina "Direção de produção audiovisual" e ao fim do processo junto com os bolsistas gravamos a parte de estúdio dos três programas do Música do Norte, que será lançado no mês que vem. Então durante a aula prática, a equipe montou  o set, organizou o cenário, e realizou a revisão de roteiro, enfim, participaram de todo o processo de gravação nessa parte do estúdio”, contou Isis. 

O artista Zion Simas, participou das ações do projeto Perifacine e destaca  a importância de iniciativas que fomentem a arte no Amazonas. “Foi muito bom aprender sobre audiovisual, ver isso na prática.  Claro que  gravar um web programa é muito novo, nunca participei disso e apesar de ter vindo de uma era de web programas. Assim, me sinto muito feliz e honrado em fazer por ele ter feito parte do Perifacine”, finalizou Simas. 

O projeto Perifacine foi contemplado pelo edital Programa Manaus Faz Cultura 2023, da Prefeitura de Manaus, e atende ao Programa de Cultura Itinerante do município. 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados