Equipe do Amazonas vai brigar pelas primeiras coloca?es no Paral?mpico de Atletismo e Nata??o
Já está em São Paulo a equipe paralímpica do Centro de Alto Rendimento da Amazônia (Ctara) que disputa, a partir desta sexta-feira, dia 3 de julho – encerra no domingo, dia 5 de julho - a 1ª Fase Nacional do Circuito Brasil Caixa Loterias Paralímpico de Atletismo e Natação.
Com passagens cedidas pelo Governo do Amazonas através da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer(Sejel), os paratletas Cheine Pereira (F11 – deficiente visual), Dernival dos Santos (F12 com baixa visão) e Rivander Santos da Silva disputarão na modalidade atletismo (lançamento de dardo, peso e disco).
Simplício Campos (S8 amputação individual) e Jean Claudio (S6 – paralisia cerebral) são os representantes na natação (100m peito, 100m borboleta, 200 medley e 400 m livre).
A segunda etapa nacional será disputada em setembro e a terceira em novembro.
Atual terceiro colocado no ranking nacional da classe F12, no arremesso de dardo e peso, Dernival dos Santos, 39, afirma o desejo de permanecer entre os melhores do Brasil e garantir mais um ano de bolsa atleta federal.
“Minha meta é subir no pódio para chegar bem nas próximas etapas e garantir a bolsa”, declara. O nadador Simplício Campos, 28, que conquistou a medalha de bronze para o Amazonas no Open Internacional em Abril, desejar baixar ainda mais seu tempo para essa competição.
Segundo o presidente da Federação de Esportes Paraolímpicos do Estado do Amazonas- FEPAM, Getúlio Filho, o clima não atrapalhará os atletas, objetivo é mantê-los no pódio, revezando entre primeiro, segundo e terceiro lugar.
“Nossos atletas e os técnicos, o professor Sérgio Nazareno e Joaquim Filho têm potencial de trazer bons resultados para o Estado. Lá é bastante frio, mas eles foram bem treinados”, afirma o presidente.