Faltando seis dias para a decisão, a evolução dos números indica que David Almeida apresenta crescimento significativo.
Da redação
Apesar de todas as "pressões" exercidas pelos adversários reunidos, que intensificaram nos últimos dias a propagação de acusações variadas, consideradas "normais" em período de eleição, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), candidato à reeleição, mantém a liderança nas pesquisas de opinião pública neste segundo turno da disputa.
Na pesquisa da Quaest/Rede Amazônica, divulgada no sábado, 19/10, aparece na frente, na corrida eleitoral, com 43% das intenções de voto, contra 41% de Alberto Neto, de acordo com a pesquisa estimulada realizada pelo instituto.
Preferência
A pesquisa Quaest também mediu o quanto a população conhece e de que forma avalia cada candidato.
David Almeida é o mais conhecido, e de forma positiva. Essa é a opinião de 54% do eleitorado, contra 49% de Alberto Neto nesse quesito.
Apenas 8% dos entrevistados disseram desconhecer o prefeito de Manaus, o que reflete o alto índice de popularidade e aceitação da gestão. Ao contrário disso, 24% afirmaram nunca ter ouvido falar em Alberto Neto, mesmo ele estando no 2º mandato de deputado federal.
Pesquisa Quaest
A Quaest entrevistou 900 eleitores, entre os dias 16 e 18 deste mês de outubro. Com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM0524/2024, a pesquisa tem margem de erro de 3% e índice de confiabilidade de 95%.
Eficaz confirma crescimento
Uma nova pesquisa realizada pela Eficaz Pesquisa e Tecnologia, divulgada nesta segunda-feira (21/10), mostra que David Almeida (Avante) segue líder na corrida eleitoral 2024. A menos de uma semana para o segundo turno, o prefeito de Manaus aparece com 47,3% das intenções de voto, contra 41% de Alberto Neto.
Analisando os votos válidos, David Almeida dispara e aparece com 53,5% das intenções de voto na pesquisa atual, em comparação a 51,0% na pesquisa anterior realizada entre 10 e 12 de outubro.
Já o seu adversário, Alberto Neto, teve uma queda nas intenções de voto válidas, passando de 49,0% para 46,5%.
A evolução dos números indica que David Almeida apresenta uma alta significativa em relação à última pesquisa, subindo 2,5 pontos percentuais entre os votos válidos.
Em contrapartida, Alberto Neto viu sua popularidade diminuir em 2,5 pontos percentuais no mesmo período.
Pesquisa Eficaz
Com 802 entrevistas realizadas entre 16 e 18 de outubro, a pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-03004/2024, apresenta uma margem de erro de 3,5% e um nível de confiança de 95%.