L?deres decidiram datas em reuni?o com ministro Roberto Barroso, presidente do Tibunal Superior Eleitoral
Líderes decidiram datas em reunião com ministro Roberto Barroso, presidente do Tibunal Superior Eleitoral
O senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, informou nesta terça-feira, 16/06, por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, que as eleições municipais deste ano, inicialmente programadas para serem realizadas em 4 de outubro, vão ocorrer no dia 15 de novembro e o segundo turno, onde houver, em 29 de novembro.
O adiamento do pleito em 42 dias, segundo ele, foi decidido na tarde desta terça-feira durante uma reunião entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, e os líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
"Em razão da pandemia da Covid-19 era mesmo arriscado manter o calendário original", afirmou, dizendo acreditar que haverá tempo para as campanhas e para o período de transição dos prefeitos e vereadores eleitos
Proposta
No dia 21 de maio o presidente da Câmara dos Deputados, Rorigo Maia (DEM), disse que o primeiro turno das eleições municipais deste ano poderia ser realizado no dia 15 de novembro ou 6 de dezembro.
Prevaleceu o dia 15 de novembro para a realização do primeiro turno. Agora a proposta será analisada pelo Congresso Nacional, porque a mudança no calendário eleitoral precisa ser feita por Proposta de Emenda à Constituição (PEC).