Ciranda Guerreiros Mura vai abrir a 24ª edição do Festival de Cirandas de Manacapuru.
Por Warnoldo Maia de Freitas
Depois de dois anos inativa, a conhecida Arena do Parque do Ingá vai voltar a tremer de alegria e emoção com espetáculos grandiosos durante as apresentações da Flor Matizada, Tradicional e Guerreiros Mura, na 24ª edição do Festival de Cirandas de Manacapuru, nos dias 26, 27 e 28 de agosto.
A disputa pelo título de campeã do festival promete ser acirrada, porque, de acordo com os representantes das cirandas, todas vão procurar "fazer a melhor apresentação de todos os festivais" para ser reconhecida "como a melhor da temporada 2022".
Apresentações
A abertura da 24ª edição do festival vai ser nesta sexta-feira, 26/06, com a apresentação da Ciranda Guerreiros Mura, defendendo o tema "Fé, Ciência e Arte: a triade do vital esquilíbrio".
Já na segunda noite do festival, no sábado, 27, o espetáculo ficará a cargo da Ciranda Tradicional, que promete "fazer bonito para conquistar o bicampeonato", defendendo o tema "O Dourado".
Na última noite do festival, no domingo, 28, quem vai comandar o show é a Ciranda Flor Matizada, que pretende brigar pelo título de campeã apresentando o tema "Bendito Ser".
Guerreiros Mura
Ensaio geral
De acordo com seus representantes, a Guerreiros Mura vai emocionar o Parque do Ingá, apresentanto o tema Fé, Ciência e Arte", mostrando a importância que esses três elementos tiveram durante o período da pandemia provocada pela Covid-19.
Ensaio geral
"Vamos contar essa história por meio de uma forma cabocla de fazer ciranda. Os nossos preparativos estão a todo vapor. Os trabalhos não param, porque todo mundo está se empenhando ao máximo para que tudo saia como foi planejado", explica Caio Geovanne, membro da Comissão de Artes da Guerreiros Mura.
Segundo ele, a sua ciranda vai apresentar "um espetáculo grandioso, que vai emocionar o Parque do Ingá após dois anos de pandemia".
"Vamos voltar para matar a saudade que todos estão sentindo. Tenho certeza de que a Ciranda Guerreiros Mura vai abrir o festival apresentando um tema lindo, que vai encantar o Parque do ingá", afirma.
Ciranda Tradicional
A Ciranda Tradicional, campeã do festival de 2019, com o tema Alado, é uma expressões do Festival de Cirandas de Manacapuru e segundo o seu diretor social, Iago Castilho (foto acima), este ano "a Tradicional vem para brigar por mais um título".
Segundo ele, apresentando o tema "Dourado", a Tradicional, "de forma obstinada e com sua licença poética", vai falar sobre as riquezas naturais e culturais de Manacapuru, exaltando o seu símbolo maior, que é a própria ciranda.
"A expectativa é muito grande e a melhor possível. Estamos nos momentos decisivos que antecedem o Festival e depois de dois anos sem Festival, devido à pandemia, estamos de volta para reviver a nossa maior expressão cultural", completou.
Flor Matizada
De acordo com Gaspar Fernandes Neto (foto acima), diretor cultural da Flor Matizada, pesquisador e autor do tema “Bendito Ser”, a sua ciranda promete surpreender, apresentando um espetáculo grandioso.
“Bendito Ser é uma saga eminentemente amazônica, que exibe a importância da composição das melhores e maiores virtudes humanas na construção de uma sociedade plenamente justa, pois entendemos que a vida só pode ser boa, se for boa para todos", explica.
Cirandeiros durante ensaio
Segundo ele, "essa viagem vai ser espetacular" e promete marcar a vida de quem for assistir a "mais esperada apresentação do 24ª edição do Festival de Cirandas de Manacapuru, na noite mágica do domingo, 28", destaca. "O melhor de nós está de volta", completa.