Manaus, 20 de Abril de 2024

Fortalecimento do turismo passa pela revitaliza??o do centro hist?rico, afirma vereador

Aula a c?u aberto destaca necessidade de resgatar a hist?ria dos monumentos da cidade para fortalecer o turismo

Política | 10/06/2021 - 19:30
Foto: Assessoria de Imprensa

William Alem?o coordenou os trabalhos


Aula a céu aberto destaca necessidade de resgatar a história dos monumentos da cidade para fortalecer o turismo

Após uma hora e meia de aula a céu aberto, o presidente da Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador William Alemão (Cidadania), disse nesta quinta-feira (10) que toda e qualquer ação que vise revitalizar o Centro Histórico da capital amazonense, precisa abranger não somente os prédios, mas também as praças e, principalmente, as pessoas que vivem na área em questão. O parlamentar considera os dois fatores essenciais para a retomada da economia, do turismo e do resgate de locais considerados patrimônios da cidade, mas que carecem de  maior atenção por parte do poder público.

Alemão se pronunciou sobre o assunto, após participar da aula ministrada a céu aberto pela pedagoga, professora e idealizadora do projeto “Manaus de Antigamente”, Gisella Vieira Braga. 

Realizada pela segunda vez em menos de um mês, a atividade é coordenada pelo próprio William Alemão e também contou com a presença de outros cinco vereadores: Professora Jacqueline (Podemos), Ivo Neto (Patriota), Marcel Alexandre (Podemos), João Carlos (Republicanos) e Raiff Matos (DC).  

A aula teve início em frente à escadaria da Igreja dos Remédios e seguiu pela Manaus Moderna, Pavilhão Universal, Praça Adalberto Vale e a Praça da Polícia. 

“Nossa meta é saber mais sobre a história desses locais, para que possamos criar projetos dentro da Câmara de Manaus que possam beneficiar a todos. A gente sabe que a prefeitura já tem uma comissão fazendo uma reforma no centro, mas antes de querer trazer o turista para cá e mostrar tudo bonitinho, é preciso dar assistência a quem parece estar entregue à própria sorte. Além disso, temos o problema da falta de manutenção das praças. A única que está em melhor condição é esta aqui (Praça da Polícia), que é bem arborizada, você pode sentar para conversar, se alimentar, tomar uma água...”, disse William Alemão.

Além de resgatar a história de Manaus, que muita gente não conhece, a proposta serve de estratégia para a busca de novos investimentos para o setor e retomada de atividades voltadas aos ramos do negócio e eventos.

“Precisamos dar condições estruturais, para que turistas e as próprias pessoas que moram aqui tenham as mínimas condições de visitar esses locais. Temos uma área tão bonita em nossa cidade, que eu e mais cinco vereadores visitamos nesse passeio, mas cuja situação é a seguinte: se chover, todo mundo toma banho de chuva; se vem o sol, não tem sombra, porque não há como se proteger, é muito quente”, criticou. 

Assistência
Gisella Braga defende que é fundamental a criação de projetos na área da assistência social, para atender às pessoas que estão em situação de rua, marginalizadas e doentes, que continuam por lá, nos mesmos locais de sempre, justamente pela falta de políticas públicas nesse sentido. 

“A gente não tem projeto de assistência social; se tem, eu não vejo. Então, hoje eu queria trazer eles (os vereadores) para que vissem e entendessem que precisam cuidar dessa população, antes de pensar em revitalização. A gente pensa muito em revitalizar o Centro  para quem vem de fora, porém, precisamos pensar assim par quem vive aqui também”, sugeriu a pedagoga. 

O resultado do “abandono”, segundo ela, propicia o extravio de peças importantes. A do  marco histórico, localizado na Praça da Polícia, é apenas um dos exemplos.

“As placas de metal ou de vidro são roubadas, porque são vendidas pelas próprias pessoas que usam droga aqui para adquirir mais droga”, justificou.  
 
 
 

 

 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados