Manaus, 26 de Abril de 2024

Marcelo Serafim acusa Wilson Lima de promover assassinato em s?rie na ?rea da sa?de

Marcelo Serafim afirma que "? preciso dar um basta nos desmandos" que Wilson Lima est? promovendo

Política | 04/12/2019 - 15:05
Foto: Reprodu??o

Marcelo Serafim diz que est? na hora de dar um basta

 Marcelo Serafim afirma que "é preciso dar um basta nos desmandos" que Wilson Lima está promovendo


Por Warnoldo Maia de Freitas
 
O vereador Marcelo Serafim (PSB/AM) voltou a criticar na manhã desta quarta-feira, 04/12, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os "desmandos" registrados na área da saúde do Amazonas, chamou o secretário Rodrigo Tobias de Souza Lima de mentiroso e acusou o governador Wilson Lima (PSC) de promover "o assassinato em massa na área da saúde pública".
 
Marcelo começou o seu pronunciamento destacando o não cumprimento, por parte do Governo do Estado, dos acordos firmados para colocar em dia os salários atrasados de milhares de servidores terceirizados, qe se empenham em realziar os seus trabalhos, mas mesmo assim não recebem.
 
"As pessoas estão sendo enganadas a todo momento, porque o dinheiro não cai na conta. As empresas de saude, criminalizadas por esse governo, já têm mais de 55 milhões de reais em débitos que vão se transformar em dividas trabalhistas e em ações judiciais. Mas, o que importa pra gente é que esses servidores não estão conseguindo ir trabalhar", disse ele.
 
Marcelo também fez questão de destacar que devido à falta de maqueiros e técnicos de enfemagem o caos estava instalado na manhã desta quarta-feira, 04/12, no Hospital e Pronto-socorro Platão Araújo, unidade que faz parte da rede estadual de emergência e urgencia e é referência para a população da zona Leste de Manaus.
 
"Quero aqui responsabilizar o senhor secretário Tobias e o governadro do Estado por tudo o que está acontedendo na área de saúde. Nos meses de maio e junho, quando comparamos com julho e agosto deste ano, morreram 122 pessos a mais no Platão, no João Lúcio e 28 de Agosto. Isso não é normal. Nós tivemos 18,8 por cento a mais de óbitos dentro dos nossos pronto-socorros, por conta dos desmanches que o governador Wilson Lima faz e produz em nosso estado", disse ele.
 
À toque de caixa 
 
Marcelo, ainda, que a Assembleia Legislativa estava votando, à toque de caixa, um projeto de lei que facilita a contratação dos servidores que estão nas empresas para atender ao governo do estado.
 
"Estão aprovando uma lei que permite a contratação de temporarios, prorrogáveis por mais quatro anosa. É óbvio que essa lei vai ser derrubada na Justiça. O que essas pessoas fazem é enganar, dia após dia, os servidores da saúde e nada é resolvido. O Hospital Francisca Mendes está parado. O Hospital Adriano Jorge ontem suspendeu cirurgias. O Platão hoje não tem maqueiros. O João Lúcio não opera como deveria operar. No 28 de Agosto temos o acumulo e o aumento de mortes. E o governador Wilson Lima faz o que? Nada. Manda uma lei que ele sabe que vai ser derrubada na Justiça, para engarar mais e mais, os técnicos que estãão há quatro meses sem receber", argumentou.
 
Diante do desabastecimento registrado até hoje na rede estadual de saúde, Marcelo Serafim fez um apelo ao governo do Estado e pediu para ele dar atenção especial à rede estadual, porque no périodo das festas de fim de ano e do Carnaval a situação se agrava com o aumento da demanda e da busca por atendimento.
 
"A Semas está desabastecida. Não temos medicamentos. Isso é assassinato em série. O governador Wilson Lima tem que ter consciência. E não me venham dizer que é culpa do governo anterior. O Wilson Lima já está no cargo há um ano. Até quando ele vai continuar assassinando as pessoas dentro da rede pública de saúde? Sim, porque é isso que está acontecendo. É um governador omisso e irresponsável, que não se toca para a grandeza que é governar um estado como o Amazonas", afirmou Marcelo Serafim, destacando que "é preciso dar um basta nos desmandos que ele está promovendo".
 
 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados