Manaus, 26 de Abril de 2024

Medalhas Ol?mp?cas de 1904 e 1908 poder?o ser vistas at? o dia 4 de setembro no Manauara

Exposi??o faz parte da programa??o especial para os Jogos Ol?mpicos. Manauara tamb?m ter? um balc?o de informa?es para os turistas

Esporte | 01/08/2016 - 22:05
Foto: Foto - Freitas W Maia - manausolimpica

Roberto Gesta no lan?amento da exposi??o "Futebol, arte do povo", que vai mostrar parte do seu acervo particular



Por Warnoldo Maia de Freitas

Medalhas de ouro e prata das Olimpíadas de 1904 e 1908, integrantes do acervo particular do presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo, o amazonense Roberto Gesta de Melo, poderão ser vistas até o dia 4 de setembro na entrada do Manauara Shopping, em Manaus, palco da exposição “Futebol, arte do povo”, aberta na manhã da sexta-feira, 29.

Medalha de ouro de 1908  Peça romana
 

O visitante também poderá ver outras peças raras como, por exemplo, uma escultura em bronze, em forma de uma mão, segurando uma bola, datada do século I, além de chuteiras, bolas de sarnambi e de couro, apitos, broches, camisas variadas e painéis explicativos, contando um pouco da história do futebol, um esporte que encanta as torcidas.

Lembrança

De acordo com Roberto Gesta, apaixonado por colecionar pequenas coisas desde os cinco anos de idade, quando começou a ser incentivado pelos pais e o avô, que colecionava selos e moedas, essa sua coleção começou a ser montada em 1972, em Munique, na Alemanha.

“Tudo isso começou em 1972, com uma insígnia de visitante, bem simples, de plástico, que me foi presenteada por um casal, donos da casa onde eu iria ficar, em Munique”, lembra Roberto Gesta, que hoje dispõe de uma coleção com mais de 70 mil itens.

O acervo, segundo ele, é fruto de uma “garimpagem dedicada” e foi reunido ao longo dos últimos 42 anos, no mundo todo e, futuramente, poderá ser exposto, permanentemente, para a visitação pública, porque é uma celebração ao esporte.

“Estamos amadurecendo essa ideia, porque temos objetos variados e interessantes, que contam um pouco da história do esporte no mundo”, explica.

Balcão de informações



Depois de falar sobre os ganhos da Copa do Mundo de Futebol de 2014 para a cidade e da premiação conquistada junto ao Tripadvisor, o superintendente do Manauara, Rodrigo Galo (foto acima), pontuou os preparativos para os Jogos Olímpicos e lembrou que o complexo terá um balcão de atendimento aos turistas.

“Estamos preparados para bem atender a todos os visitantes”, disse ele, lembrando que o Manauara, além de referência como centro de compras, destaca-se, também, nas áreas do lazer, cultura e arte.

Mais incentivo
 


Para o aposentado Walter Cohen, de 64 anos (foto acima), a exposição “Futebol, arte do povo” representa um grande incentivo às novas gerações, particularmente quem gosta do esporte, e serve para resgatar a história, mostrando objetos antigos usados por muita “gente boa”.

“Estou muito feliz e confesso que até tive vontade de chorar ao ver, aqui, essa bola de sarnambi – borracha – e chuteiras antigas, porque lembrei dos meus tempos de juventude, quando cheguei a jogar com o técnico Amadeu Teixeira e a recolher chuteiras velhas, para reaproveita-las e voltar a jogar, porque não tinha dinheiro para comprar chuteiras novas”, argumenta.

Segundo ele, a exposição é importante para a cultura esportiva do estado porque “também transporta para um passado não muito distante, tempo em que o Amazonas tinha bons times de futebol e as torcidas lotavam o Vivaldão”.

“Saudade não tem idade e quem visitar essa exposição e ver essas chuteiras velhas e essas bolas de sarnambi e de couro vai lembrar dos bons tempos”, completa.  


 

ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados