Manaus, 26 de Abril de 2024

Melhor Cirandeira do Amazonas, Kamila Cruz, pede mais atenção para o folclore

Kamila diz que, apesar das dificuldades, acredita em dias melhores para os grupos folclóricos

Cultura | 28/09/2021 - 13:30
Foto: Reprodução - Cirandas de Manaus

Kamila destaca trabalho do grupo e apoio dos amigos e familiares

 Kamila diz que, apesar das dificuldades, acredita em dias melhores para os grupos folclóricos


Por Warnoldo Maia de Freitas

A Melhor Cirandeira do Amazonas de 2021, Kamila Cruz, 29, eleita com 249,2 pontos, no domingo, 26/08, na oitava edição do concurso, realizado pela Ciranda Princesinha da Vila, manifestou-se "extremamente feliz pela vitória", que não é só dela, "mas de toda a equipe, parentes e amigos", que a ajudaram nesse desafio. Mas, revelou-se triste com a "falta de atenção dada pelos governos para o folclore amazonense".

A segunda colocada no evento foi Luciana Ribeiro, da Imperatriz, que conseguiu  248,9 pontos, o mesmo número de pontos da terceira colocada, Janaina Oliveira, da Força Jovem, mas no quesito desempate, prevaleceu a sua alegria, segundo a avaliação dos jurados.
 
Foto - Cirandas de Manaus
 
Marcado, como sempre, por uma disputa acirrada, o evento contou com a participação de 11 candidatas (foto acima) e a representante da Ciranda Encanto Cirandeiro, Mary Silva, com 774.763 votos online, conquistou o 1º Estandarte do Povo Manaus Olímpica, que contabilizou 1.841.763 votos diretos.

Humildade

Moradora do bairro Redenção, na zona Centro-Oeste de Manaus, a Melhor Cirandeira do Amazonas de 2021 começou a darçar com oito anos de idade, na Ciranda Agitando com os Brotinhos, da Redenção, e além de "darçar muito" ela revela que também gosta de reunir os amigos em casa, nos momentos de lazer, para compartilhar "os bons momentos da vida".

Tranquila, com o sorriso estampado no rosto, Kamila trabalha com "a arte de esculpir as unhas" e revela que a conquista do título de Melhor Cirandeira serviu para coroar o trabalho de uma grande equipe e mostrar que a humildade é o melhor caminho para se chegar ao sucesso.

"Essa conquista não é só minha. Ela é de toda uma equipe que trabalhou e se dedicou para que tudo pudesse sair conforme o planejado. Trabalhamos para resgatar o tradicional, o bailado, o gingado e a brejeirice de uma cirandeira raiz. Espero que todos possam refletir e entender que nem tudo está perdido e que é possível, sim,  SER UMA BOA CIRANDEIRA sem que, para isso, percamos a nossa verdadeira essência", disse ela.

Ao falar sobre suas novas metas e a melhor receita para se chegar ao sucesso, particulamente na dança e na prática de atividades folclóricas, Kamila destaca que as dificuldades são muitas, mas "a humildade, a perseverança e a força de vontade são ingredientes fundamentais que não podem faltar em nenhuma receita".

"Acredito que é sempre importante buscarmos fazer o que sabemos fazer melhor, acreditar que é possível, desenvolver a capacidade de absorver críticas e ter confiança em tudo que nos é ensinado. Ou seja, o mais importante é ser você mesma e buscar, dentro de uma disciplina de ensaios, tudo aquilo que será julgado. O resto é consequência do seu esforço e comprometimento", explicou.

Entre as metas a serem perseguidas Kamila destaca que é um "ser humano em plena evolução" e revela que a sua principal meta é "buscar se superar, sempre".

"Eu sou o meu maior desafio… Então, que venham outros concursos e outros desafios, para que eu aprenda e cresça cada vez mais", argumenta.

Folclore

Ao falar sobre o que precisa ser feito para fortalecer o folclore no Amazonas, Kamila lamenta o que ela classifica de "descaso" das nossas autoridades para o folclore e pede mais atenção.

"Infelizmente, o que vemos é um total descaso dos nossos governantes com o folclore local, o que desmotiva ainda mais os nossos folcloristas. A cada ano que se passa, vemos novos entraves e isso me entristece muito. Mas, eu creio que dias melhores virão, com políticas públicas mais sérias e condizentes com melhorias para todos os seguimentos da cultura do meu estado", afirma, destacando que a atividade precisa ser olhada com mais seriedade.
 
Kamila lembra que "o folclore é a identidade de um povo, de um local e suas manifestações precisam ser "encaradas com seriedade".

"O folclore representa toda a junção dos povos e as influências deixadas. E aí  estou falando de etnias, religiões e afins. Somos o resultado de tudo isso. Então, é de uma importância cultural imensa no que diz respeito à nossa identidade mesmo", completa.
 
 
 

 

 

 

 

 

 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados