Manaus, 16 de Abril de 2024

Pauderney prop?e mobiliza??o geral contra a MP 973 que cria zonas de exporta??o

Pauderney afirma que cria??o de ZPE's vai inviabilizar a ind?stria da ZFM

Economia | 04/06/2020 - 10:00
Foto: Reprodu??o

Pauderney Avelino

 Pauderney afirma que criação de ZPE's vai inviabilizar a indústria da ZFM


Por Warnoldo Maia de Freitas

O ex-deputado federal Pauderney Avelino e atual repesentante do Governo do Amazonas em São Paulo distribuiu um vídeo na quarta-feira, 03/06, convocando empresários, trabalhadores e políticos a uma mobilização geral contra a Medida Provisória (973), que cria Zonas de Processamento de Expotação (ZPE's) em alguns estados e representa uma grave ameaça para o Polo Industrial de Manaus (PIM) e à indústria nacional.
 

Segundo Pauderney, diferentemente da lei anterior, que disciplina o funcionamento das Zonas de Processamento de Exportações (ZPE's) e obriga a exportação de 80% do que é produzido nessas áreas, bem como a destinação de apenas 20% para o mercado interno, a MP 973, criada agora pelo governo federal, acaba com essa obrigação e autoriza a internação de 100% dessa produção feita com incentivos, ameaçando dessa forma tanto a indústria instalada no Amazonas quanto em outros estados.

"Com a MP 973 as indústrias instaladas nessas Zonas de Processamento de Exportação vão poder importar cem por cento dos seus insumos e vender o produto acabado para o mercado brasileiro. Quer dizer, essa é uma iniciativa ruinosa para o Brasil e para a Zona Franca de Manaus, porque muitos empregos vão ser perdidos e muitos pais de família vão ser obrigados a engrossar as estatísticas do desemprego no país", explica.

Diante do "risco real" do recrudescimento da crise econômica estadual e nacional, devido à MP 973, Pauderney reafirma a necessidade da soma de esforços das classes empresarias, trabalhadoras e políticas para neutralizar essa ameaça.

"Conclamo a todos a somar esforços com o Governo do Amazonas para podermos resistir a essa medida equivocada e devolvê-la ao governo federal", destaca. "Essa medida provisória vai custas muitos empregos para a Zona Franca. É hora de união e de trabalho de toda a nossa bancada federal e do Governo do Amazonas em defesa do nosso povo e do futuro do Amazonas", argumenta.

Pauderney lembra, ainda,o que a criação de zonas de processamentos de exportação em estados mais próximos dos centros consumidores pode inviabilizar de uma vez por todas as ações do complexo industrial da Zona Franca de Manaus, porque ninguém mais vai querer investir em Manaus quado poderá fazê-lo em estados que dispõem de estradas que permitem uma ligação mais rápida e barata com os grandes mercados do país.
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados