Manaus, 25 de Junho de 2024

Sedecti vai realizar workshop sobre a cadeia da borracha

Evento terá como finalidade a discussão de estratégias para a produção de borracha no Amazonas.

Economia | 30/04/2024 - 16:05
Foto: Assessoria de Imprensa
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) vai realizar o 1° Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha. O evento ocorrerá no dia 15 de maio, a partir das 8h, no auditório Arivaldo Silveira Fontes (Senai), localizado na avenida Rodrigo Otávio, bairro Distrito Industrial, zona sul de Manaus. 

O workshop terá como principal objetivo o debate de ações e estratégias que visam a promoção do desenvolvimento sustentável da produção de borracha no estado do Amazonas, e reunirá extrativistas seringueiros, representantes da indústria, do governo, pesquisadores e membros da sociedade civil. As inscrições estão abertas no endereço: https://doity.com.br/cadeiadaborracha.

A proposta do evento, de acordo com o secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico da Sedecti, Gustavo Igrejas, deriva da necessidade de diversificar a economia local por meio de ações de infraestrutura, visando reduzir as desigualdades existentes e apresentar melhorias nos métodos de escoamento, bem como promover a concepção de novos produtos oriundos da matéria-prima nativa.
 
“A ideia é fomentar a utilização da borracha local para favorecer a produção de renda no Amazonas. A expectativa é unir os atores produtivos para conversar. Temos visto que as indústrias aqui instaladas estão voltadas para comprar a borracha produzida aqui no estado”, destaca.
 
O formato do evento será dinâmico e participativo, permitindo a interação ativa dos participantes com a circulação de informações entre os produtores, compradores, cooperativas, associações e os técnicos dos poderes executivos municipal, estadual e federal. Ele será dividido em cinco painéis que contarão com palestras sobre as necessidades envolvidas na produção da borracha.
 
O 1° Workshop do Adensamento da Cadeia da Borracha é uma realização da Sedecti em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria de Produção Rural (Sepror), Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do Estado do Amazonas (Fetagri-AM), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM).
 
ACOMPANHE O MANAUS OLÍMPICA NAS REDES SOCIAIS

© 2015 - 2023. Manaus Olímpica. Todos os direitos reservados