▸ Acompanhe nas redes

NOTÍCIAS / economia
Enviar por e-mail Compartilhar Imprimir

26.12.2019 - 19:05  |  Balanço Suframa 2019

Segunda edição da fesPIM vai ser em São Paulo, revela Alfredo Menezes

Foto - Andrés Pascal

Alfredo Menezes confia na retomada da economia

Superintendente da Suframa prevê crescimento de 8% a 10% no faturamento das indústrias


O superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, apresentou na manhã desta quinta-feira, 26/12, durante coletiva à imprensa, um balanço positivo das atividades desenvolvidas pela autarquia no exercício de 2019, destacou o faturamento do Polo Industrial de Manaus - que deverá consolidar as expectativas de recuperação e apresentar uma expansão de 8% a 10% no comparativo com 2018 - e não escondeu o seu otimiso com relação a 2020, quando a economia nacional deverá apresentar uma melhora significativa devido às ações colocadas em prática pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.

Ao comentar os bons resultados deste ano, em especial da primeira edicão da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), Alfredo Menezes revelou que a segunda edição do evento já está com o seu  contrato fechado e vai ser realizada em São Paulo (SP), em novembro de 2020.  

Linhas gerais

Em linhas gerais Menezes classificou 2019 como um ano bastante produtivo, com resultados e ações frutíferas em diversas frentes que permitiram avanços pontuais na missão de resgatar o protagonismo da Suframa em toda a sua área de abrangência (estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e municípios de Macapá e Santana, no Amapá).

No início da coletiva, o superintendente buscou contextualizar os principais acontecimentos ocorridos no cenário econômico e político do País ao longo deste ano e ressaltou fatos que evidenciam a melhora do ambiente de negócios no Brasil, tais como a redução da taxa básica de juros para o menor patamar da história, a diminuição do Risco Brasil, o recuo da inflação e a pontuação recorde da Bolsa de Valores, entre outros.

“Foi um ano desafiador e de mudanças significativas para o País como um todo, com resultados e reflexos muito positivos na nossa região”, disse.

Menezes também buscou resumir as principais conquistas e resultados alcançados pela Suframa ao longo de 2019, entre as quais citou, principalmente, os 144 projetos aprovados em apenas três reuniões do Conselho de Administração da Suframa (CAS), a autonomia para nomeação de cargos de direção e assessoramento superior, a edição de normativos que aceleraram a tomada de decisões envolvendo novos investimentos e Processos Produtivos Básicos (PPBs) para a região e a retomada da produtividade e da geração de empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Tivemos resultados recordes de faturamento no PIM em 2019. Por onde passamos, percebemos que os empresários estão sorrindo, grande parte das empresas funcionando em terceiro turno e contratando. Tudo isso nos deixa bastante satisfeitos, pois verificamos que conseguimos fazer muito em tão pouco tempo”, complementou.

Ao destacar o prestígio conferido pelo presidente Jair Bolsonaro à Suframa e à região – exemplificado pelas duas visitas oficiais ocorridas entre julho e novembro –, o anúncio do governo federal de um planejamento de ações visando à liberação da BR-319 e a realização da primeira edição da Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM).  

“Tudo isso nos leva a ter muito otimismo com o futuro do modelo ZFM, pois sabemos que ao mesmo tempo em que estamos buscando consolidar a nossa indústria, dotando-a de melhores condições operacionais e de infraestrutura, também temos que efetivar novas matrizes de desenvolvimento para a região, como turismo, mineração, bioeconomia e piscicultura, entre outras. Isso é uma determinação muito cristalina do governo federal que demonstra cada vez mais que, atualmente, esta é uma região prioritária para o País”, concluiu Menezes.
 
 
 

MAIS NOTÍCIAS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

E-mail:

* Seu e-mail não será publicado

Mensagem:
Publicidade
Publicidade
Publicidade

CURTA-NOS